Há situações em que a distinção dicotômica não consegue capturar toda a variabilidade existente no fenômeno sob observação, como no caso de expressar o estado civil de pessoas, o clube de futebol preferido ou a região de produção de vinhos. Necessitamos de mais riqueza em nossa classificação.
Adaptado de: BECKER, J. L. Estatística Básica. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Sobre as variáveis que estudamos em nossa disciplina de estatística, a seguir avalie as situações propostas e assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
I. O grau de satisfação de clientes é uma variável qualitativa ordinal.
II. As notas dos alunos de gestão financeira na disciplina de estatística é uma variável qualitativa discreta.
III. O grau de escolaridade dos pais dos alunos se trata de uma variável quantitativa contínua.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.
Alternativa 2:
F, F, F.
Alternativa 3:
V, F, V.
Alternativa 4:
V, F, F.
Alternativa 5:
F, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
segunda resposta F,F,F
Explicação passo a passo:
pagina 31 do livro
Resposta:
Alternativa 4:
V, F, F.
Explicação passo a passo:
I - variavel qualidade ordinal. - São exemplos de variáveis qualitativas ordinais: o nível social (com as categorias “baixo”, “médio” e “elevado”), o grau de satisfação com um produto (com as categorias “nada satisfeito”, “pouco satisfeito”, “satisfeito”, “bastante satisfeito” e “muito satisfeito”) e grande parte das variáveis utilizadas em inquéritos ...
II- Variável qualitativa ordinal = valores que expressam atributos, porém com algum tipo de ordem, ou grau. Ex: grau de escolaridade (1º grau, 2º grau, 3ºgrau, pós-graduação...); resposta de um paciente (nenhuma melhora, alguma melhora, muita melhora); classe social (alta, média, baixa)...
III- Variável quantitativa discreta = valores observados somente em pontos isolados ao longo de uma escala de valores (contagem). Valores positivos inteiros (incluindo o zero). Ex: No de filhos; No de faltas; alunos com notas abaixo de 5,0.