Há semelhanças entre o mito grego, o mito indigena e o texto biblico? Quais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com a mitologia grega, a primeira mulher foi chamada Pandora. Para os leitores mais jovens, Pandora não é apenas o nome de um programa de rádio na Internet. Ela foi feita da água e da terra e abençoada com muitos presentes (esta é a origem do nome, pan = "tudo" e dora = "presente"). Ela também recebeu uma jarra grande (ou caixa segundo alguns historiadores) segurando todos os males do mundo e foi dito que nunca a abrisse. Ela não resistiu a curiosidade e finalmente abriu o jarro/caixa permitindo que o mal se espalhasse no mundo.
Claro que existem várias diferenças entre essas duas historias, mas observe as semelhanças. Antes que o mal estivesse no mundo (embora já pudesse estar no reino celestial), a primeira mulher foi tentada. Em um esforço para satisfazer seus anseios e curiosidades, ela faz a escolha que foi explicitamente ordenada a não fazer, e ao fazê-la, ela desempenha um papel em desencadear o mal neste mundo. Embora a Bíblia nos diga que Eva foi a primeira a comer o fruto, também coloca a culpa em Adão por trazer o pecado para este mundo.
Existem muitas outras semelhanças e possíveis paralelos entre os relatos bíblicos e a mitologia grega antiga, e algumas dessas conexões que mencionei podem ser meramente coincidências. Talvez algumas das semelhanças só existem porque lendas antigas foram alteradas para acomodar ou incluir idéias bíblicas. Mas não faz sentido concluir que os gregos antigos só ensinaram essas idéias porque as ouviram dos missionários cristãos, uma vez que as fontes para esses mitos gregos existem há muito tempo antes de o cristianismo entrar em cena. Parece bastante óbvio para mim que essas histórias encontram sua base na realidade. A Bíblia registra a verdadeira história do nosso mundo sem embelezamento, enquanto muitas culturas antigas preservam partes da verdadeira história que muitas vezes são obscurecidas por detalhes lendários.