Há revolução quando ocorrem mudanças profundas nos âmbitos econômico social, politico artístico e cientifico. Com base nessa informação, o que foi a Revolução Cientifica?
Soluções para a tarefa
A história de Galileu é um exemplo célebre de como a violação à liberdade de opinião das pessoas pode ser altamente prejudicial ao desenvolvimento das ciências.
Isaac NewtonPor trás de fenômenos aparentemente banais construiu a base de teorias revolucionárias;Nasceu em 25 de dezembro de 1642, em Woolsthorpe, na Inglaterra;Em 1661, com 18 anos, ingressa na universidade de Cambridge, estudou matemática e filosofia;Em 1668, depois de idealizar as leis de reflexão e refração de luz, construiu o primeiro telescópio reflexivo;Em 1669, assume o cargo de professor de matemática na universidade de Cambridge;Em 1672, é convidado para a Royal Society;Em 1687, publica Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, o famoso Principia, em que descreve as leis da gravidade e dos movimentos;Em 1696, é nomeado Guardião da Casa da Moeda;Em 1705, foi nomeado Cavaleiro Celibatário pela rainha Anne;Em 1727, morre, no dia 20 de março e é enterrado na abadia londrina de Westminster, na Inglaterra.René DescartesViveu entre 1596 e 1650;Demonstrou como a matemática poderia ser utilizada para descrever as formas e as medidas dos corpos;Inventou a geometria analítica;Sua obra mais famosa chama-se “discurso sobre o método” (1636). Nela, Descartes procura nos convencer que o raciocínio matemático deveria servir de modelo para o pensamento filosófico e para todas as ciências;Uma das frases mais célebres da história do pensamento filosófico é: "Penso, logo existo". Ele acreditava que dessa verdade ninguém poderia duvidar.O raciocínio matemático é baseado, principalmente, na lógica dedutiva, em que nós partimos de uma verdade para encontrarmos outras verdades, ou seja, que uma verdade é consequência da outra.Outros cientistas:
Nicolau Copérnico (1473 a 1543)Mostrou que o sol fica no centro do sistema, mas, achava que a órbita da terra era uma circunferência perfeita, o que era errado, mas, o alemão Kepler (1571 a 1630) o corrigiu, mostrando que a distância da terra e do sol é variável, em forma de elipse.
Francis Bacon (1561 a 1626)Mostrou a importância de um método de experimentação que reduzisse os equívocos tanto do intelecto quanto da pura experiência, aliando o melhor de ambos para a aquisição dos conhecimentos científicos. Defendeu o método indutivo nas ciências.
Francesco Redi (1626 a 1698)Era um médico italiano e demonstrou que não existia a geração espontânea, uma ideia aristotélica. Ele fez uma experiência: Ele colocou carne em vários vidros. Deixou alguns abertos e cobriu outros com um tecido fino de algodão, que permitisse a entrada de ar. Este tecido era importante, pois para os defensores da geração espontânea, o ar era fundamental para que o fenômeno acontecesse. Se a teoria da geração espontânea fosse verdadeira, as larvas de moscas deveriam aparecer tanto nos vidros abertos quanto nos vidros cobertos com gaze, mas, após alguns dias, surgiram larvas só nos vidros abertos. Redi mostrou, então, que as larvas surgiam das moscas, e não por geração espontânea. As moscas podiam entrar nos vidros abertos e depositar seus ovos sobre a carne, mas não conseguiam entrar naqueles cobertos pelo tecido.
Louis Pasteur (1822 a 1895)Foi o primeiro cientista a provar que seres invisíveis a olho nu, os micro-organismos, eram os responsáveis por diversas doenças. Suas descobertas ajudaram a salvar vidas e abriram as portas para o avanço da microbiologia e da imunologia.