há relação entre o TCC e a sua e a sua vida escolar estudantil? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As principais diferenças entre um TCC e os outros trabalhos escolares (e até mesmo universitários) estão nos prazos, na demanda de estudos e, claro, na banca avaliadora. Antes de falarmos sobre as especificidades de cada um, é fundamental ressaltar que todos os trabalhos têm sua relevância e devem ser feitos com a mesma seriedade e empenho.
Explicação:
Os trabalhos escolares geralmente acontecem uma vez a cada trimestre ou bimestre e têm como tema os assuntos do conteúdo programático estudados no momento. Por isso mesmo, os prazos para que os estudantes façam as entregas são menores, com um limite médio de, no máximo, quinze dias ou um mês.
O TCC tem um prazo muito maior e, dependendo da faculdade, o aluno pode passar até mais de um ano escrevendo o TCC e se preparando para a exposição oral. Isso porque a demanda de estudos para um TCC é muito maior que a de trabalhos escolares. Ao contrário do que acontece na escola, no TCC, é o aluno quem procura leituras, faz cronogramas e pensa formatos para a apresentação.
No TCC, a liberdade – tanto de prazos quanto de leituras – é muito maior, mas, em contrapartida, a profundidade do trabalho é superior, aumentando também a carga horária de estudos prévios.