Há quatro tipos de simetria. São elas: a. Radial, plana, circular e bilateral. b. Circular, horizontal, lateral e Longitudinal. c. Radial, Birradial, esférica e bilateral. d. Longitudinal, radial, birradial e bilateral. e. Bilateral, plana, circular e esférica.
Soluções para a tarefa
Resposta certa é a (c) Radial, Birradial, esférica e bilateral
Resposta:
c. Radial, Birradial, esférica e bilateral.
Explicação:
Há quatro tipos de simetria:
1 - Simetria esférica: Qualquer plano que passar no centro do ser vivo o dividirá em metades iguais. Encontrada principalmente entre seres vivos unicelulares. A conformação esférica proporciona melhores condições para flutuação e rolamento.
2 - Simetria radial: Quando consideramos o eixo longitudinal do organismo e, através dele, é possível traçar mais de um plano e as partes são metades semelhantes. São encontradas em águas-vivas, ouriços-do-mar, algumas esponjas e hidras.
3 - Simetria birradial: variante da simetria radial, porém apenas dois dos planos que passam ao longo do eixo longitudinal produzem metades iguais. Um exemplo de organismo que apresenta essa simetria são o ctnephoros (filo Ctenophora), organismos semelhantes a Cnidários (águas-vivas), mas que possuem apenas um par de tentáculos.
4 - Simetria bilateral: São animais que podem ser divididos em duas metades iguais ao longo de um eixo longitudinal, passando desde a região anterior até a posterior do organismo. O aparecimento da simetria bilateral, ao longo do processo evolutivo, proporcionou grande avanço para os animais que a apresentam. Esses seres vivos bilaterais apresentam movimento direcionado (movimento para frente), além do que, essa simetria está relacionada ao processo de cefalização, ou seja, a concentração do sistema nervoso e órgãos do sentido na região anterior do animal.