Há pouco menos de vinte anos após a Guerra Civil, a maioria dos negros apenas transitara da situação da escravidão para a de párias. O projeto de Thaddeus Stevens, o arquiteto do programa Radical de Reconstrução, que visava desmantelar os latifúndios sulistas e dividi-lo em lotes de “40 acres de terra e uma mula”, nunca foi implementado. Sem terras e sem salários, num Sul empobrecido pela derrota na guerra, os ex-escravos voltaram a cair na dependência dos seus antigos senhores. Grande parte deles tornou-se meeiro nas lavouras onde antes eram escravos. Podiam pelo menos casar e constituir famílias, bem como formarem congregações religiosas separadas. As igrejas protestantes do Sul, particularmente as batistas, tornaram-se, nos longos e difíceis anos que se seguiram, os centros da comunidade negra e seu oásis espiritual. Por isso foram os alvos preferencias do terrorismo da Ku Klux Klan que as incendiavam em ataques noturnos. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2018.
A partir do texto apresentado e da história da segregação racial nos EUA, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
A KKK, baseada nos princípios de seu fundador, Dr. King, tinha um discurso racista violento, causando pânico em diversas áreas dos EUA.
b.
Após o fim da escravidão, os negros estadunidenses foram menos eficientes que os brancos na economia liberal dos EUA e, por isso, em um regime meritocrático, se tornaram o grupo mais pobre daquele país.
c.
As igrejas protestantes do sul dos EUA se tornaram, ao mesmo tempo, espaço de acolhimento das comunidades afro-americanas e alvo dos ataques racistas de grupos como a KKK.
d.
Ao afirmar que os “ex-escravos voltaram a cair na dependência dos seus antigos senhores”, o texto reafirma os afro-americanos como um grupo passivo na política dos EUA daquele momento.
e.
O projeto de Thaddeus Stevens, de “40 acres de terra e uma mula”, seria incapaz de combater a desigualdade social, pois não havia interesse dos negros do Sul em trabalhar com atividades rurais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
c. RESPOSTA CERTA
As igrejas protestantes do sul dos EUA se tornaram, ao mesmo tempo, espaço de acolhimento das comunidades afro-americanas e alvo dos ataques racistas de grupos como a KKK.
Respondido por
16
Resposta: As igrejas protestantes do sul dos EUA se tornaram, ao mesmo tempo, espaço de acolhimento das comunidades afro-americanas e alvo dos ataques racistas de grupos como a KKK.
Explicação: Corrigido pelo AVA !!!
Perguntas interessantes