Biologia, perguntado por Vitoria4876, 11 meses atrás

Há pouco mais de 400 milhões de anos, alguns peixes tropicais começaram a desenvolver uma estratégia respiratória (respiração aérea) que se tornou uma vantagem evolutiva para a ocupação das águas com baixa concentração natural de oxigênio, como as dos rios da Amazônia. Recentemente, um dos problemas que têm preocupado os ambientalistas é o derramamento acidental de petróleo em rios da Amazônia, com a formação de uma película de óleo sobre a super dos rios. Estudos realizados por pesquisadores brasileiros demonstraram que algumas espécies de peixes podem ser mais afetadas por esse tipo de acidente ambiental. Tendo como referência o texto, responda; A)) Qual a estrutura presente em alguns peixes que possibilita a respiração aérea? cite uma segunda função dessa estrutura. B)) Comparando os peixes piracuru (Araipama gigas, que tem respiração aérea obrigatória) e o boari ( Mesonauta insignis) que retira todo o seu oxigênio da água) qual dos dois seria mais imediatamente afetado?


Vitoria4876: Poooooorrr faaaaaavoooor

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermesilvar
217

Olá

A) Resposta.

A estrutura presente em alguns peixes que possibilita a respiração aérea é a bexiga natatória, podemos falar que uma segunda função que tem esse orgão e uam que pode ser muito importante para a vida do ser aquatico que é a função de agir uma valvula que consegue deixar o animal em um equilibrio enquanto estiver submerço na água.

B) Assim temos que o peixe que sera mais afetado é o pirarucu, devido quando estiver para em busca de ar, pois como fala na questão que tem respiração aérea obrigatória, vai se expor ainda mais ao petroleo que fica na superficie da água.

Espero ter ajudado.

Respondido por TayllaCarolline
97

Resposta:

A) A bexiga natatória. Possibilita a respiração e no equilíbrio hidrostático.

B) O mais afetado seria o pirarucu, pois na tentativa de obtenção do ar atmosférico ingeriria petróleo, rico em hidrocarbonetos, tóxico ao peixe.

Espero ter ajudado...

Perguntas interessantes