Há pessoas que por terem certos problemas de saúde sofrem a remoção cirúrgica da vesícula biliar. Esse procedimento embora clinicamente necessário afeta a digestão de um tipo de nutriente. Que tipo de nutriente é esse? Como você chegou a essa conclusão
Soluções para a tarefa
A remoção cirúrgica da vesícula biliar procedimento embora clinicamente necessário, afeta a digestão de um tipo de nutriente chamado bile, um líquido denso produzido pelo fígado para nos ajudar a digerir gordura.
A função da vesícula biliar é armazenar e concentrar a bile secretada pelo fígado e que atinge a vesícula biliar através dos ductos hepático e cístico, até requerida pelo processo de digestão.
A bile é armazenada até que um estímulo adequado cause sua liberação pela contração da parede muscular. A secreção de bile pela vesícula biliar é estimulada pela ingestão de alimentos, especialmente quando contém carne ou gordura.
Assim quando a vesícula biliar é removida cirurgicamente, o fígado descarrega a bile diretamente no intestino. Isso se traduz em um aumento no número de evacuações e, em alguns casos, diarréia.