Há pessoas que, diante da impossibilidade de matar seus chefes, chutam o cachorro ou gritam com parentes. Tais atitudes são exemplos de um mecanismo de defesa que denominamos:
regressão.
simbolismo.
generalização.
deslocamento.
Soluções para a tarefa
Creio que seja de "deslocamento", já que a pessoa acaba se "deslocando" do chefe e acaba descontando sua raiva em pessoas próximas.
Bjs. Espero ter te ajudado^.°
Resposta:
Deslocamento
Explicação:
É um mecanismos de defesa. Dentre elas temos:
* Racionalização é uma justificativa que damos para o que sentimos ou fazemos.
A racionalização se aplica sob medida à fábula de La Fontaine A raposa e as uvas. A raposa queria comer as uvas que estavam na videira, lá no alto, mas não podia alcançá-las. Então, racionalizou: Também, eu não queria. Elas estão verdes.
Aplica-se, da mesma forma, ao caso de alguém que compra um bilhete da loteria, certo de que vai ganhar (até sonha que está dirigindo uma Ferrari). A pessoa não ganha e, por isso, racionaliza: Ser rico é tão chato...
* Fantasia é um devaneio, é a troca do mundo que temos por aquele com que sonhamos.
* Projeção é a atitude de vermos nos outros coisas que, em verdade, são nossas. O inimigo está sempre lá fora.
Por exemplo, uma pessoa com um talento incrível para esquecer tarefas e chegar atrasada é transferida e, dessa forma, projeta: Meu chefe me persegue.
* Deslocamento ocorre quando uma emoção associada a uma ideia que é inaceitável para nós transfere-se para outra, aceitável.
Por exemplo, quando queremos matar nosso chefe e, obviamente, não podemos, o que fazemos? Gritamos com nossos parentes, chutamos o cachorro, atiramos pratos na parede, etc.
Simbolismo é a representação de um fato psicológico por outro equivalente.
Por exemplo, uma mulher, sofrendo assédio sexual e sentindo enorme desdém por quem a assedia, pode cuspir no chão.