Há, pelo menos, três mitos sobre a questão da água, magnificados pela grita dos ambientalistas radicais, mas que não condizem com a realidade. O primeiro reza que a água do planeta estaria acabando. Não é verdade. A água é um recurso infinitamente renovável, já que, em seu ciclo, ela cai das nuvens em forma de chuva, fertliza a terra, vai para o mar pelos rios e evapora de volta às nuvens, novamente como água doce. O segundo diz que o consumo doméstico desmedido estaria acabando com a água do planeta. Trata-se de outro exagero. Apenas um décimo da água potável disponível é gasto para que os homens cozinhem, lavem roupas e façam a higiene pessoal, enquanto 70% são alocadas para a irrigação agrícola. O terceiro mito, derivado desse, é o de que os recursos hídricos vão acabar porque, quanto mais o mundo se desenvolve, mais ele precisa de alimentos e, consequentemente, de água. Também não é exato. A modernização das técnicas agrícolas vem fazendo com que caia o consumo de água. (LIMA, p. 91-92).
Com base nas considerações do texto e nos conhecimentos das Ciências Naturais, pode-se afirmar:
01. O ciclo de evaporação e condensação da água no planeta obedece ao princípio da conservação da energia.
02. A reutilização da água consumida pela atividade industrial é uma forma de transformá-la em água potável.
03. A água potável é considerada substância pura porque apresenta temperatura de ebulição e de fusão constantes.
04. A filtração é um processo capaz de retirar íons e moléculas tóxicas da água.
05. A água é utilizada na remoção de gordura, na limpeza doméstica, em razão de polaridade que apresenta.
ME AJUDEM POR FAVOR!! PRECISO DE UMA JUSTIFICATIVA PARA A QUESTÃO CERTA
Soluções para a tarefa
Resposta:
01. O ciclo de evaporação e condensação da água no planeta obedece ao princípio da conservação da energia.
Explicacao:
Após o conhecimento das mudanças nos estados físicos da água veio a ideia de que ela apresentava um ciclo na natureza. Esse processo foi denominado ciclo da água ou ciclo hidrológico. Ele acontece através do processo de evaporação das águas da superfície - rios, lagos, oceanos, etc - do planeta Terra, além da transpiração dos seres vivos.
Se existe cerca de 71% da superfície terrestre composta por água, isso significa dizer que boa parte de tudo que funciona surge de suas propriedades e funções. O seu desempenho nas funções biológicas, por exemplo, é extremamente importante, uma vez que se dá através do transporte de nutrientes e dos produtos da respiração celular, além da decomposição da matéria orgânica, que libera a energia indispensável para o metabolismo.