Sociologia, perguntado por sara202104630445246, 5 meses atrás

Há outras razões fortes para promover a participação da população em eleições. Grande parte dela, particularmente os mais pobres, esteve sempre alijada do processo eleitoral no Brasil, não somente nos períodos ditatoriais, mas também nos democráticos. Na eleição de 1933, por exemplo, apenas 3,3% da população do país votaram. Em 1945, com a volta da democracia, foram parcos 13,4%. Em 1962, só 20% dos brasileiros foram às urnas. O baixo índice de participação popular em eleições nos períodos mencionados ocorria em função da * a) adoção do voto facultativo. b) exclusão do sufrágio feminino. c) interdição das pessoas analfabetas. d) exigência da comprovação de renda. e) influência dos interesses das oligarquias.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5

Nosso país possui um grande histórico de lutas em relação ao voto, ou seja, em um determinado momento, os analfabetos não podiam exercer a democracia, a partir de 1881, com o decreto 3.029 que deslegitimavam suas ações enquanto cidadãos.

Esse movimento de exclusão contra os analfabetos teve fim a partir de 1985 com uma emenda constitucional que dava direito a essa classe da sociedade. Logo,  a alternativa C está correta.

Atualmente, os indivíduos que não desejam votar, não deveriam pagar multas por não comparecer, estes, deveriam compôr a margem dos que não votaram, evidenciando a participação popular apenas das parcelas que tiveram interesse.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/16432508

Anexos:
Perguntas interessantes