Há o pensamento, e então a consciência sobre o pensamento. E a diferença entre estar consciente do pensamento e apenas pensar é imensa. É enorme... Normalmente ficamos tão identificados com nossos pensamentos e emoções, que somos eles.
Somos a felicidade, somos a raiva, somos o medo. Precisamos aprender a dar um passo para trás e saber que nossos pensamentos e emoções são apenas pensamentos e emoções. Eles são apenas estados mentais. Não são sólidos, são transparentes.
É preciso conhecer isso e então não se identificar com o conhecedor. É preciso saber que o conhecedor NÃO é alguém.
Você pensa que entendeu quando compreende que você não é o pensamento ou sentimento, no entanto, ir mais adiante e saber que você não é o conhecedor... isso te traz a pergunta: “Quem sou eu?”.
E essa foi a grande compreensão de alguns pensadores, entender que quanto mais recuamos, mas aberta e vazia se torna a qualidade de nossa consciência.
Em vez de encontrar alguma pequena e sólida entidade eterna, ou seja, o “eu”, recuamos para essa vasta mente espaçosa que está interconectada com todos os seres vivos. Nesse espaço, você precisa perguntar: “onde está o ‘eu’?” e “onde está o ‘outro’?”.
Enquanto estamos no reino da dualidade, há “eu” e “outro”. Essa é nossa ilusão básica, é o que causa todos nossos problemas. Por causa disso temos o sentimento de sermos bem separados. Essa é nossa ignorância básica.
Se houvesse a consciência que todos temos a mesma origem e compartilhamos o mesmo espaço, tornaríamos seres melhores uns com os outros, ao mesmo tempo deixaria de existir o outro, mas todos seriamos um.
Atividades:
Cite três emoções ressaltadas no texto acima:
Pensando em você, no seu “EU”, escreva quem é você: ( algumas características que posso te definir, no mínimo 3 itens)
Segundo o texto, o que nos torna seres melhores?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
| Felicidade, raiva e medo.
|| Eu sou o que Deus diz que sou: que ama e se conecta na natureza, que gosta de acordar cedinho e sentir o sol na pele. Mas se preciso citar sentimentos que me caracterizam, sou pró-ativa, destemida e feliz. (OBS: essa é pessoal viu hahaha)
||| Segundo o texto, a causa dos nossos problemas é a dualidade, pensar no "eu" separado do "outro". Se entendessemos que todos nós temos a mesma origem e compartilhamos do mesmo espaço, seríamos melhores com os outros, e isso faria com que essa dualidade se dissipasse, e dessa forma, seríamos seres melhores, em comunidade e comunhão.
ericaatk322:
muito obrigado
Perguntas interessantes
Administração,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás