Há o hipotrélico. O termo é novo, da impensada origem e ainda sem definição que lhe apanhe em todas as pétalas o
significado. Sabe-se, só, que vem do bom português. Para a prática, tome-se hipotrélico querendo dizer: antipodático,
sengraçante imprizido; ou talvez, vicedito: individuo pedante, importuno agudo, falta de respeito para com a opinião
alheia. Sob mais que, tratando-se de palavra inventada, e, como adiante se verá, embirrando o hipotrélico em não
tolerar neologismos, começa ele por se negar nominalmente a própria existência.
ROSA, G. Tutameia: terceiras estórias. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2001 (fragmento).
Nesse trecho de uma obra de Guimarães Rosa, depreende-se a predominância de uma das funções da linguagem,
identificada como
fática, pois o trecho apresenta clara tentativa de estabelecimento de conexão com o leitor, por isso o emprego
dos termos "sabe-se lá" e "tome-se hipotrélico".
poética, pois o trecho trata da criação de palavras novas, necessária para textos em prosa, por isso
o emprego de "hipotrélico".
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Marcar alterna
expressiva, pois o trecho tem como meta mostrar a subjetividade do autor, por isso o uso do advérbio
de dúvida "talvez".
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Soluções para a tarefa
Resposta:
D- Metalinguística, pois o trecho tem como propósito essencial usar a língua portuguesa para explicar a própria língua, por isso a utilização de vários sinônimos e definições.
Explicação:
O trecho do poema se apresenta com uma linguagem metalinguística afim de explicar o que é, de fato, a Língua Portuguesa. Para isto, o autor descreve vários sinônimos e definições (alternativa D).
No poema, são relacionados as palavras que foram inventadas e a sua aplicação.
O objetivo da figura de linguagem metalinguística é falar com a própria linguagem daquilo que está em pauta. A definição das coisas utilizando seus próprios conceitos.
Quando algum conteúdo apresentar elementos caracterizem a si próprio, este conteúdo irá ser tratado como algo metalinguístico.
Por exemplo, uma pintura de autorretrato, onde o ato de pintar caracteriza os aspectos do quadro e da figura de linguagem.
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