Há, no Brasil, grandíssimas matas de árvores agrestes, cedros, carvalhos, vinháticos, angelins, e outras não conhecidas em Espanha, de madeiras fortíssimas para se poderem fazer delas fortíssimos galões e, o que mais é, que da casca de algumas se tira a estopa para se calafetarem e fazerem cordas para enxárcia e amarras, do que tudo se aproveitam os que querem cá fazer navios, e se pudera aproveitar el-Rei se cá os mandara fazer. Mas os índios, naturais da terra, as embarcações de que usam são canoas de um só pau, que lavram o fogo e o ferro; e há paus tão grandes que ficam depois de cavadas com dez palmos de boca de bordo a bordo, e tão compridas, que remam a vinte remos por banda. (...)
A finalidade comunicativa desse texto é:
a. ensinar um procedimento.
b. descrever uma cena.
c. contar uma história.
d. dar uma informação.
e. expor uma opinião.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa correta é a letra c: contar uma história
O intuito do texto é contar a história do Brasil que já era habitada por índios, por exemplo, antes da chegada de Pedro Álvares Cabral, primeiro europeu a desembarcar no país.
O texto relata como era o país, descrevendo que havia árvores, cedros, carvalhos, etc.
Em seguida o autor relata o que os índios utilizaram como embarcações que eram as canoas, feitas de só um pau.
O texto não tem como objetivo ensinar um procedimento, mas relatar como era o Brasil naquela época, o que os índios usavam, como era a vegetação do país, etc.
Abraços!
Perguntas interessantes