Há, no Brasil, grandíssimas matas de árvores agrestes, cedros, carvalhos, vinháticos, angelins, e outras não conhecidas em Espanha, de madeiras fortíssimas para se poderem fazer delas fortíssimos galões e, o que mais é, que da casca de algumas se tira a estopa para se calafetarem e fazerem cordas para enxárcia e amarras, do que tudo se aproveitam os que querem cá fazer navios, e se pudera aproveitar el-Rei se cá os mandara fazer. Mas os índios, naturais da terra, as embarcações de que usam são canoas de um só pau, que lavram o fogo e o ferro; e há paus tão grandes que ficam depois de cavadas com dez palmos de boca de bordo a bordo, e tão compridas, que remam a vinte remos por banda. (...)
SALVADOR, Frei Vicente de. História da custódia do Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A frase “... poderem fazer delas fortíssimos galões ...” o termo destacado se relaciona a palavra MADEIRAS.
No texto a palavra Madeiras surge como uma percepção geral das riquezas presentes na floresta brasileira. A frase escrita no enunciado, nos mostra que os galões são feitos de algum material, e o material a que a frase se refere é um material encontrado no Brasil.
A frase retorna ao primeiro parágrafo, que mostra a madeira como material resistente e ótimo para fazer galões. Sendo assim, podemos dizer que o termo retoma a palavra "Madeiras"
Perguntas interessantes