Há, na prática democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma
verdade muito maior e superior ao que a ideologia democrática percebe e deixa
perceber. Dizemos que uma sociedade - e não um simples regime de governo - é
democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da
república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo,
que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos. (Marilena
Chauí. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995, p. 430 - com adaptações).
Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia
e de cidadania ateniense, é CORRETO afirmar que:
(a) Era baseado na eleição de representantes para as Assembleias Legislativas, que
se reuniam uma vez por ano na Ágora e deliberavam sobre os mais variados
assuntos
(b) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente
das decisões tomadas na Cidade Estado.
(c) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das
decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.
(d) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de
representantes eleitos pelo povo.
(e) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da
população da Cidade Estado na política.
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