Português, perguntado por sarahhpinheiro, 1 ano atrás

Há muitos, muitos anos, era eu um rapazinho de oito anos, vivia em um prédio de três andares em Brooklyn e experimentei, então, pela primeira vez, uma sensação de encantamento. Poucas semanas antes, em 1943, tínhamo-nos mudado para este apartamento no último andar, sem aquecimento, deixando para trás um rés-do-chão bafiento nas imediações de uma fábrica ruidosa. Nunca tinha subido sozinho ao novo telhado. Era muito perigoso, dissera a minha mãe.

Ao entardecer, depois de os meus amigos regressarem à casa para jantar e quando a minha mãe saiu, aventurei-me a trepar no último lance de degraus. Levantei o trinco da porta e entrei em um mundo de tábuas, seixos, chaminés, pombos ruidosos dentro de uma gaiola e varais de roupa a secar. Nesse preciso instante, senti que a minha vida mudava.

Tentei dizer algo, mas não tive palavras. Ainda não sabia como descrever o que sentia. A palavra certa seria, sem dúvida, “maravilha”.

Muitas maravilhas estavam ainda para acontecer naquilo que tem sido uma vida longa e rica de experiências, em grande medida possibilitada pela transposição dos limites invisíveis do bairro, “saindo de Nova Iorque”, como então dizíamos ao
referir-nos a Manhattan.


• Em um relato, a sucessão dos eventos temporais é marcada pelos verbos, que indicam as circunstâncias de sequenciação de ações. No trecho anterior,

Escolha uma:
A. o futuro do pretérito em seria exprime noção de imutabilidade da ocorrência, que se materializa com base em uma certeza.
B. o pretérito perfeito em Tentei veicula ideia de continuidade de determinado fato no passado.
C. o pretérito perfeito composto em tem sido revela a quebra da linha entre o presente e o futuro.
d
D. o pretérito mais-que-perfeito em dissera indica uma ação realizada antes do momento descrito no relato.
e
E. o pretérito imperfeito em vivia expressa a realização de um evento pontual no passado, sem noção de interrupção.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliajantchc
3
Questão d) é a correta.
Perguntas interessantes