Ed. Física, perguntado por antoniocavpr, 6 meses atrás

Há muitos desafios para os profissionais de Educação Física no complexo que envolve preparação física desportiva. O fato das Modalidades Esportivas de Combate (MECs) serem altamente específicas, nas suas demandas metabólicas e neuromusculares, acrescenta maior grau de dificuldade a tarefa. Torna-se, nesse sentido, fundamental ao profissional conhecer o perfil de seu aluno/atleta, as características fisiológicas das MECs, as combinações motoras mais comuns no combate, os golpes decisivos, a estrutura dos rounds, e, principalmente, monitorar o treinamento. Só assim têm-se as ferramentas necessárias para fazer uma ligação entre a condição atual e os objetivos futuros traçados com seu aluno/atleta. ANDREATO, L.V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá. Unicesumar, 2018. Com base na problemática apresentada acima, você saberia elencar os principais pontos que um profissional de Educação Física deve conhecer para condicionar um aluno/atleta praticamente de alguma modalidade de combate? Você se sentira capaz para planejar um treinamento direcionado a alguma das MECs? Nesse sentido, o MAPA de Lutas te desafia a organizar um plano geral de treinamento para três indivíduos diferentes. As orientações desse plano geral e o perfil dos três indivíduos estão descritos no MODELO DE MAPA – LUTAS. Sendo assim, siga as orientações abaixo.

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro24111997
1

  Para o condicionamento do aluno que se torna atleta em uma modalidade de combate é muito importante trabalhar a função aeróbica do aluno bem como sua flexibilidade para que assim o mesmo tenha a capacidade de realizar os golpe e também suportar as movimentações intensas que ocorrem durante a luta.

  Outro ponto chave é aperfeiçoar a técnica dos movimentos e desenvolver a agilidade corporal, essa no combate corpo a corpo é uma das armas vitais para o sucesso, tal condicionamento é feito por exercícios de agilidade prescritos pelo profissional de educação física.

Respondido por cintiasantos2p9p3w3
2

Resposta: individuo 1

1. Qual o sexo e idade do indivíduo?

Masculino. 35 anos

2. Observando as informações, pode-se afirmar que o nível de condicionamento metabólico deste indivíduo é:

(   ) baixo

(X) moderado

(  ) alto

3. Observando as informações, pode-se afirmar que o nível de condicionamento neuromuscular, geral, deste indivíduo é:

(X ) baixo

(   ) moderado

(   ) alto

4. Qual o nível de experiência do indivíduo com a MEC praticada?

(X) iniciante

(   ) intermediário

(   ) avançado

5. Analisando as informações, qual o objetivo principal do indivíduo dentro da MEC praticada?

Competir no Judô.

CARACTERÍSTICAS DA MODALIDADE

1. Considerando as classificações e exemplos de jogos de oposição, como podem ser categorizadas as ações motoras da MEC praticada pelo indivíduo?

Agarre ou domínio.

2. Tendo em conta as classificações e exemplos de jogos de oposição, como pode ser categorizada a espacialidade da MEC praticada pelo indivíduo?

Curta distância

3. Considerando as classificações e exemplos de jogos de oposição, como pode ser categorizada a temporalidade da MEC praticada pelo indivíduo?

Continuo.

4. Como está organizada e qual é duração de luta da MEC praticada pelo indivíduo?

A duração de um combate de judô é de 4 min na categoria adulto, tanto para homens quanto mulheres, independente da sua graduação. De faixa-branca à caixa-preta, a regra define combates de 4 min de duração, sem implicar singularidades para cada graduação. A regra atual define que a ocorrência de um ippon (golpe perfeito) ou dois waza-ari(golpe quase perfeito) resultam no fim de combate, com vitória a quem atingiu essas pontuações. Em contrapartida, em caso de empate no tempo regulamentar do combate, a luta vai para a prorrogação, que pode durar até 4 min. Assim, uma disputa oficial de judô pode durar poucos segundos, assim como pode durar até 8 min cronometrados (comandos de pausa do árbitro implicam em congelamento do cronômetro).

5. A MEC praticada por esse indivíduo exige um certo condicionamento neuromuscular. Sendo assim, quais as manifestações de força parecem ser mais relevantes nesta MEC? Em quais momentos/ações da luta elas se manifestam.

Resistência de força. NA manutenção do domínio e pegadas no oponente.

PLANO BASE DE TREINAMENTO

1. Considerando o nível de experiência do indivíduo com a MEC praticada, qual o modelo de periodização e organização é o mais adequado?

Modelo linear clássico

2. De modo geral, quais as características do modelo de periodização citado acima?

Há um aumento da intensidade e diminuição do volume. Sendo assim, o volume começa alto e diminui com o aumento da intensidade durante os ciclos de treinamento.

3. A MEC praticada por esse indivíduo exige um condicionamento metabólico específico. Nesse contexto, tendo em vista ações mais próximas da luta e o conceito de “time-motion”, qual seria a relação esforço e pausa aplicadas a essa MEC?

Esforço 2 a 6 pausa 1.

4. Objetivando o condicionamento metabólico específico, considere o Tempo como variável de controle e elabore um protocolo de 3 minutos com base no conceito de “time-motion”. Utilize a relação esforço e pausa aplicadas a essa MEC. Fique à vontade para elaborar com os movimentos da modalidade ou um outro.

120 segundos de esforço, sendo: 30 segundos plank push, 20 segundos abdominais,  20 segundos supino com halter 30 segundos de pausa passiva, 30 segundos splint 20 segundos flexão braços solo. 30 segundos pausa passiva.

5.  Exercícios: 3 series de 5 repetições máximas de supino reto com de 65% do 1RM com 1 minuto de descanso entre as series e intervalo de 4 minutos para 5 series de 40 segundos socos no ar com 20 segundos de descanso entre as series.

O segundo é destinado para os membros inferiores, a intensidade do exercício condicionante deve ser de 85% do 1RM e o número de séries igual a 3. Defina o outro movimento, assim como, intervalo correto para esta intensidade.

O intervalo correto para esta intensidade é de. Exercícios: 3 series de 3 repetições agachamento livre tendo 2 minutos de intervalo entre séries. E intervalo de 8 minutos  para 5 serie de 40 segundos de joelhadas com de 20 segundos de descanso entre as series.

6. Condicionamento neuromuscular, pois o individuo apresenta baixo condicionamento, e há uma necessidade de ganho de força e de peso pelo indivíduo que não pratica outras atividades físicas além da corrida, e já ter um condicionamento metabólico moderado. Além de que o treinamento neuromuscular irá melhorar o desempenho do individuo e evitar riscos de lesões. Já o treinamento metabólico, tem objetivo aumentar  o gasto calórico do corpo por meio de vários exercícios e o indivíduo já se encontra abaixo do peso além de já realizar atividades aeróbicas como a corrida durante a semana.

Perguntas interessantes