"Há muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. ...homem de engenho e artes inesgotáveis... soube aprender sozinho a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento... sagaz de certo modo na inventiva além do que seria de esperar e na destreza, que o desvia às vezes para a maldade, às vezes para o bem...."
(ANTÍGONA, Sófocles, 497 - 406, a.C.)
"Este animal previdente, sagaz, complexo, penetrante, dotado de memória, capaz de raciocinar e de refletir, ao qual damos o nome de homem... Único entre todos os vivos e entre todas as naturezas animais, só ele raciocina e pensa. Ora, o que há... de mais divino que a razão, que chegada à maturidade e à sua perfeição é justamente chamada de sabedoria?"
(SOBRE AS LEIS, Cícero, 106 - 43, a.C.)
"Eu não te dei, Adão, nem um lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas.... Tu mesmo fixarás as tuas leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre arbítrio, a cujo domínio te confiei.... Poderás degenerar à maneira das coisas inferiores, que são os brutos, ou poderás, segundo tua vontade, te regenerar à maneira das superiores, que são as divinas."
(SOBRE A DIGNIDADE DO HOMEM, Pico della Mirandola, 1463 - 1494)
Apresente a característica renascentista presente nos textos acima e indique qual é a principal fonte de inspiração para esses intelectuais e artistas.
POR FAVORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
A característica renascentista presente nos textos é o Antropocentrismo, que é uma visão filosófica e religiosa que coloca o homem como centro do universo, isto é, que o homem é a fonte de conhecimento e de evolução. O Antropocentrismo surgiu em contra partida á visão teocêntrica cristã que perdurou durante toda a Idade Média. O assunto é mais complexo, se precisar se aprofundar, aconselho que pesquise sobre. Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás