Há meio século, a maioria da humanidade vivia sob o jugo colonial, uma forma particularmente primitiva de dominação da raça. Sua libertação constitui um momento-chave da his tória de nossa modernidade. Que esse evento quase não te nha deixado marca no espírito filosófico de nosso tempo não é lá um grande enigma. Nem todos os crimes geraram necessa riamente coisas sagradas. [...] Será que podemos dizer que a colonização foi justamente o espetáculo por excelência da co munidade impossível [...]?
Mbembe é um pensador camaronês contemporâneo, autor de livros muito importantes como Necropolítica e A crítica da razão negra. Sua reflexão sobre o continente africano pós-colonial é das mais debatidas na atualida de, ampliando as discussões para o entendimento do que vem a ser o humano em nossos dias. Considerando o que você aprendeu em sala de aula, interprete com suas palavras o que Mbembe quer dizer:
a) Quando se refere à submissão colonial como "uma for ma particularmente primitiva de dominação da raça".
Soluções para a tarefa
O autor Achille Mbembe indica que a colonização, especialmente aquela como a que foi imposta à África e Ásia, é uma forma historicamente primitiva porque se trata de uma subjugação étnica, uma forma de violência peculiar a conflitos anteriores à civilização organizada.
Mbembe e o discurso da descolonização
O pensador Achille Mbembe tem obras em que reflete sobre o processo de descolonização. Ele considera que o colonialismo estava ligado a formas de dominação nas quais, mais do que domínio econômico, o Estado determinava quais indivíduos ou até raças podiam ser subjugados.
Esse processo, para Mbembe, ainda não acabou, porque deixa reflexos no pós-colonialismo e também nos próprios Estados avançados, que podem aplicar o que ele chama de políticas de racismo de Estado para fins de controle social.
Continue aprendendo sobre Achille Mbembe aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/38088837
#SPJ1