"Há fatos mais extraordinários que a desolação da Babilônia. Há o fato de um preto de Uberaba que, fugindo agora da casa do antigo senhor, veio a saber que estava livre desde 1888, pela Lei da Abolição. [...] O rei não entrou na casa do ex-senhor de Uberaba, nem o presidente da república. O que completa a cena é que uns oito homens armados foram buscar o tal João (chamase João) à casa do engenheiro Tavares, onde achara abrigo. [...] Renunciar ao escravo é um crime, terá dito o senhor de Uberaba. [...] Também os mortos não renunciam a seu direito de voto, como parece que sucedeu na eleição da Junta Comercial". Trata-se de uma crônica de Machado de Assis, publicada em 1º de janeiro de 1893, no jornal Gazeta de Notícias da cidade do Rio de Janeiro, na qual o escritor aferia muito aguçadamente sobre os paradoxos em que o país se encontrava desde os destronamento da Monarquia e a proclamação da República, sobre a aplicabilidade das leis e os resultados esperados, bem como os problemas nos pleitos eleitorais que acometiam o país. Levando em consideração os escritos de Machado de Assis e o cenário politico brasileiro da época, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O cenário político e social do Brasil estava abalado, a abolição dos escravos e a mudança política da República haviam acabado de ocorrer.
( ) O escritor denunciava fraudes nos processos eleitorais e que a abolição da escravatura ainda era desconhecida.
( ) Ocorriam desígnios e mandos de senhores e líderes locais que não aceitavam e cumpriam às legislações.
( ) A libertação dos escravos era um fato conhecido, festejado e consolidado em meio aos mais diferentes grupos sociais da época.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ASSIS, M. de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, vol. IV, 2008, p. 949.
A) V - V - V - F.
B) V - V - F - F.
C) V - V - F - V.
D) F - V - V. F
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:a
Explicação:
Perguntas interessantes