Há erros gramaticais que ocorrem com mais frequência na oralidade, como a ausência de concordância entre sujeito e verbo, a confusão entre o uso de adjetivos e advérbios, a falta de correspondência entre certos pronomes etc. Considerando esta questão, observe o meme apresentado a seguir:
(Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2016.)
Após analisar o meme, responda: que erros gramaticais encontramos nele e qual é o efeito que eles pretendem produzir?
Escolha uma:
a. O único erro encontrado neste meme é o uso do advérbio menos como se fosse um adjetivo (menas), concordando com migs (amiga). Na verdade, não há intenção de se produzir um efeito na comunicação, trata-se apenas de um erro
b. Está errada a concordância verbal do verbo ser (seje, em vez de seja), mas o uso do advérbio menos está correto, pois está concordando com a redução migs (amiga). O efeito produzido é de ironia, pois o interlocutor é tratado como alguém que “não sabe falar corretamente” e, por isso, deve diminuir a sua arrogância.
c. Os erros são de conjugação verbal (seje, em vez de seja) e de uso equivocado do advérbio menos (menas). O efeito produzido é de ironia, pois o interlocutor é tratado como alguém que “não sabe falar corretamente” e, por isso, deve diminuir a sua arrogância.
d. Os erros são de conjugação verbal (seje, em vez de seja) e de uso errado do advérbio menos (menas). O efeito produzido é de ordem estilística para caracterizar uma interação típica da internet, o que explica também a presença das reduções migs e pfvr.
e. Os erros são de conjugação verbal (seje, em vez de seja) e de uso equivocado do advérbio menos (menas). O efeito produzido é de repreensão, pois o interlocutor é tratado como alguém que “não sabe falar corretamente” e, por isso, deve aprender a maneira correta de pronunciar as palavras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
letra B. os erros são de conjugação verbal (seje, em vez de seja) e de uso equivocado do advérbio menos (menas). o efeito produzido é de ironia, pois o interlocutor é tratado como alguém que "não sabe falar corretamente" e, por isso, deve diminuir a sua arrogância.
Respondido por
1
Os erros são de conjugação verbal (seje, em vez de seja) e de uso equivocado do advérbio menos (menas). O efeito produzido é de ironia, pois o interlocutor é tratado como alguém que “não sabe falar corretamente” e, por isso, deve diminuir a sua arrogância.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás