há entre os pré-socráticos um filósofo que teve a sua existência questionada pela história fale sobre ele
Soluções para a tarefa
A essência de diversas pessoas de renome tiveram suas existências questionadas, principalmente quando faltam dados históricos plausíveis. Dentre as pessoas de renome da Grécia Antiga, as existências mais debatidas são as de Pitágoras de Samos e Sócrates, que não produziram nada além do que foi citado nas obras de seus discípulos/sucessores, deixando aberturas para reflexões sobre a autoria de algumas contribuições.
A suposta existência do "Grande" Pitágoras é anterior a Sócrates, satisfazendo o que o enunciado busca. O texto era discorrer apenas de Pitágoras.
Pitágoras é mais conhecido como um filósofo grego que buscou fazer ligações entre Filosofia e Matemática, propondo que essa última poderia oferecer uma perspectiva mais clara para a compreensão da realidade - como foi feito com as perspectivas científicas séculos depois.
As questões sobre a existência de Pitágoras têm sua cerne nas perguntas: "será que ele realmente fez tudo aquilo que anexam? Será que Pitágoras não foi apenas uma imagem que discípulos de Platão ascenderam para basear a metafísica de seu mestre?"
Para responder essa pergunta, há quem coloque em xeque as versões de Espeusipo e Xenócrates (discípulos de Platão, supramencionados), alegando ausência de provas, e também há quem evite esse debate por julga-lo desnecessário - "independente da autoria, as contribuições foram de suma importância para o desenvolvimento das engenharias, ciências e da estrutura de todas as sociedades".