Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Há duas grandes correntes na discussão sobre a ética na tradição filosófica. Cada uma dessas correntes possui evidentemente, muitos autores e concepções distintas, mas que se dividem no geral a partir dessas duas disposições: 1) a ética (os valores, o comportamento e o seu objetivo) seria algo ligado à natureza humana, portanto, a finalidade da ética coincidiria com a realização humana mesmo, como, por exemplo, a felicidade ou o que Aristóteles chamou de eudaimonia; 2) a ética não teria ligação alguma com uma suposta natureza humana ou com qualquer disposição humana determinada naturalmente. Isso torna a ética um conjunto de valores, comportamentos e possibilidades de realização dependentes de um projeto consciente e não apenas a realização de um destino. Diante dessas duas possibilidades e disposições sobre a ética, responda: a) podemos afirmar que existem essas duas vertentes no pensamento filosófico sobre a ética? Dê pelo menos um exemplo de cada vertente (autores ou correntes). b) o acúmulo do debate sobre essas duas possibilidades permite que tomemos uma posição teórica diante delas: qual das duas correntes parece corresponder à realidade objetiva e dar conta dos problemas postos pela ética no mundo contemporâneo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
8

a)    Existem de fato essas vertentes no pensamento filosófico.  Uma ideologia  que representa a ética ligada à natureza humana é a de Kant.  Segundo Kant a natureza humana sendo racional fez os homens livres, por meio da sua capacidade de raciocinar o homem busca encontrar o melhor caminho por meio de sua consciência.  A ideologia que defende a não ligação da ética com a natureza humana tem como representante principal, Sartre. Sartre defende a liberdade do homem de qualquer coisa que o condicione, sem se preocupar com as consequências de suas escolhas.


b)  De acordo com as complexidades e diversidades presentes na contemporaneidade, é preferível que tenhamos uma ética baseada na ideologia de Sartre, pois a ética ligada a condição humana, muitas das vezes vem carregada de amarras e imposições sociais. A ética defendida por Sartre propõe a quebra dos condicionamentos e, aparentemente é a melhor solução para os nossos dias.

Perguntas interessantes