Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem as coisas e em conseqüência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. (…) A outra espécie é formada dos que vêem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (…). Estas considerações são provocadas pela exposição da Sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia". O Diário de São Paulo, dez./1917. Comente ao que se refere o comparativo feito por Monteiro Lobato no artigo "Paranoia ou mistificação" sobre a exposição individual da pintora Anita Malfatti
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A respeito da exposição individual da pintora “Anita Malfatti” ocorrida no ano de 1917, Monteiro Lobato comparou a artista com outro grupo de artistas. Para Lobato, existem dois tipos de artistas, um que visualiza as coisas como arte pura e outra que que visualiza a arte como força da natureza.
Comparativo realizado por Monteiro Lobato no artigo "Paranoia ou mistificação"
Monteiro Lobato fez uma comparação entre artistas em seu artigo “Paranoia ou mistificação" sobre a exposição de Anita Malfatti.
Para Lobato, o primeiro grupo é formado por artistas que veem as coisas como resultado da arte pura e das emoções e o segundo grupo é formado por artistas que interpretam a arte considerando as coisas efêmeras e a natureza.
Saiba mais sobre Monteiro Lobato em: brainly.com.br/tarefa/5108846
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes