ha duas concepçãos que marcam a medicina quais são?
Soluções para a tarefa
Duas concepções têm marcado este percurso. A concepção fisiológica, iniciada por Hipócrates, explica as origens das doenças a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora da pessoa. Esta se centra no paciente, como um todo, e no seu ambiente, evitando ligar a doença a perturbações de órgãos corporais particulares.
A concepção ontológica, por seu lado, defende que as doenças são "entidades" exteriores ao organismo, que o invadem para se localizarem em várias das suas partes.
Existem duas concepções que ajudaram a estruturar a medicina como a conhecemos hoje, e elas podem ser divididas em: vertente ontológica e dinâmica.
Na vertente ontológica acreditava-se que a doença é uma entidade, um mal que assola o mundo e "possui" o corpo humano para ajudar a disseminar esse "mal". Ou seja, nessa teoria o ser humano não tem relação alguma com a doença, ela existe paralelo a ele.
Já na vertente dinâmica, criada por Hipócrates, a doença é tratada como parte natural do organismo, acarretada pelo desequilíbrio entre os elementos que regem a vida ideal: nutrição, exercícios, estudo, repouso... Cabendo ao próprio ser a busca pela harmonia novamente. Ao contrário da teoria ontológica, aqui temos uma relação entre o doente e a doença possibilitando a busca pela cura.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/19325501