Física, perguntado por lalineellenovv1fb, 1 ano atrás

Há dois momentos no salto de paraquedas em que a velocidade do paraquedista torna-se constante: quando atinge velocidade máxima, que é de aproximadamente e no momento do pouso. Com base nas Leis da Física, a força de resistência do ar
A-é maior quando o paraquedista encontra-se em velocidade de pouso.
B-é a mesma, seja na velocidade máxima ou no momento do pouso.
C-é maior quando o paraquedista encontra-se em velocidade máxima.
D-é zero nesses dois momentos.
E-depende da posição do corpo do paraquedista nesses dois momentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por DouglasOJ
34

Resposta:

C-é maior quando o paraquedista encontra-se em velocidade máxima.

Explicação:

E simples basta aplicarmos a terceira lei de newton. toda ação de uma força A gera uma reação de uma força B contrária de mesmo módulo, mesma direção mais de sentido oposto ao da força A. nesse caso a a força peso está fornecendo energia potencial gravitacional ao paraquedista que esta diminuindo de acordo com a altura de salto que diminui proporcionalmente, consequentemente aumentando a energia cinética do paraquedista em termos de velocidade, até atingir a velocidade máxima. Pela relação da equação da Força do Ar:

Fr=K.v^{2}

Onde K é uma constante que depende da forma do corpo e da área da secção transversal do corpo, perpendicular à direção do movimento.

Em carros de fórmula 1, por exemplo, as formas aerodinâmicas diminuem o valor de K, o que ajuda a diminuir a resistência do ar nesses veículos, fazendo com que ganhem mais velocidade.

Já nos paraquedas, por exemplo, sua aerodinâmica aumenta o valor de K, consequentemente a resistência do ar aumenta. Em ambos os caso, para K grande ou para v grande, a Força do Ar F vai aumentar, tendo uma diferença na forma em que o valor cresce, sendo que v cresce com uma potencia ao quadrado. Logo quanto maior for o v mais rápido F vai crescer.

Respondido por Simionifju
26

Resposta:

[B]

Explicação:

A força de arrasto vai aumentando até o ponto onde o corpo atinge a velocidade máxima (velocidade terminal). Nesse ponto, a força de arrasto adquire o mesmo módulo da força peso e se mantém constante até o momento do pouso. Então, a força de arrasto é a mesma, seja na velocidade máxima ou no momento do pouso.

Perguntas interessantes