ENEM, perguntado por Fioksmyy6147, 10 meses atrás

Há dois modos opostos, portanto, de lidar com o conflito que emana dos alto-falantes de jovens favelados, agora nos shopping centers. O primeiro é silenciá-los à força. A desordem deve ser reprimida em prol da boa convivência mercantil. O segundo é escutar a diferença que enunciam em suas músicas. O samba dos morros já a cantou, depois o rap, hoje o funk. Ritmo, letras e corporalidade são cada vez mais agressivos, por que será? O volume, nem se fala: o canto virou grito e, pasmem, segue inaudível. FELTRAN. S. G. Mo^rrento é sxprsssco das asm andas políticas da juventude das periferias. Folha deS. Paulo. 23dez. 2013. O texto lança mão de alguns recursos de que dispõe a língua para destacar suas idéias, como O a) a prosopopeia no trecho "o primeiro é silenciá-los à força". O b) a metáfora no trecho "a desordem deve ser reprimida". O c) a hipérbole no trecho "o samba dos morros já a cantou". O d) a gradação em "letras e corporalidade são cada vez mais agressivos". O e) o paradoxo no trecho "o canto virou grito e, pasmem, segue inaudível”.

Soluções para a tarefa

Respondido por thomasgp18
1
boa tarde !

Para resolver essa questão precisamos saber um pouco sobre figuras de linguagem e recursos textuais.

Segundo o dicionário, a prosopopeia é a figura onde se colocam sentimentos humanos a seres inanimados ou seres não humanos. Isso não acontece no trecho citado na alternativa "a".

Não existe metáfora na alternativa b), é apenas um texto direto e sem muitas interpretações.

A hipérbole é a figura que aumenta e exagera, algo que não acontece no trecho da alternativa C.

A gradação cita diversas coisas que crescem ou decrescem gradativamente, o que não ocorre na alternativa D.

Portanto, a melhor resposta é alternativa E, que apresenta um paradoxo com a relação das palavras "grito inaudível". Teoricamente um grito seria impossível de ser inaudível mas, o paradoxo quer dizer que não existe atenção e visibilidade para o que vem da favela.
Perguntas interessantes