Biologia, perguntado por Larilux, 1 ano atrás

Há dois compartimentos internos nos cloroplastos cuja separação por uma membrana lipoproteica (membrana tilacoide) é de fundamental importância na produção de energia na fotossíntese. Quais são esses compartimentos e por que é importante que eles estejam separados por essa membrana?

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizberro11
3

Resposta:

CLOROPLASTO - ESTRUTURA 

Os cloroplastos possuem nas suas delimitações duas membranas lipoprotéicas. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior do cloroplasto, formando os tilacoides. 

Na membrana interna dos cloroplastos estão os fotossistemas com várias moléculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espécie de antena com a finalidade de captar luz. Os fotossistemas possuem outras substâncias além da clorofila que também participam da fotossíntese 

Os fotossistemas são de dois tipos: 

Fotossistema I - p700: É o responsável pela produção de NADPH. O fotossistema I recebe elétrons provenientes da cadeia transportadora de elétrons e os direciona até a clorofila que absorve luz no comprimento de 700 nanômetros. 

Fotossistema II - p680: Nesse fotossistema ocorre a quebra da água, também chamada de fotólise da água, ou ainda, reação de Hill. Cada molécula de água produz dois prótons H+ e dois elétrons não excitados que são direcionados para o centro de reação do fotossistema.

Explicação:

Respondido por sabercompartilhado1
0

A membrana tilacoide lipoproteica que separa o estroma do espaço tilacoide, onde se encontra o lume. No estroma estão presentes o material genético como Dna e ribossomos. Enquanto que no lume se encontra as moléculas de hidrogênio que posteriormente são utilizadas na síntese de ATP.

O Cloroplasto

Os cloroplastos são organelas citoplasmáticas encontradas no interior das células vegetais, responsáveis pelo processo da fotossíntese. Ele é envolvido por duas camadas uma externa e outra interna  e no seu interior se encontra o estroma.

O estroma é uma matriz amorfa, um tipo de gel onde estão presentes enzimas, plastoglóbulos, grãos de amido, fitoferritina, ribossomos e o material genético  DNA.

Dentro do estroma também encontramos  uma membrana lipoproteica, chamada de membrana tilacoide, que delimita em seu interior um espaço chamado de espaço tilacoide onde se encontra o lume, responsável por abrigar as células de hidrogênio que atuam na produção de energia.

Assim podemos concluir que os cloroplastos são organelas encontradas nas células vegetais cuja função principal é a realização da fotossíntese.

Aprenda um pouco mais sobre os cloroplastos aqui: brainly.com.br/tarefa/15869872

#SPJ2

Perguntas interessantes