Há diversos pareceres e resoluções referentes à Educação de Jovens e Adultos que visam ao reingresso ou mesmo ingresso das pessoas que por algum motivo não conseguiram concluir seus estudos. Nesse contexto, são diversos os pareceres, resoluções e portarias que agregam à LDB e, por consequência, ampliam as oportunidades de formação por meio da EJA. Sobre esses pareceres e resoluções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A intergeracionalidade tem como base a convivência entre crianças, jovens, adultos e idosos, os quais realizam a troca de vivências.
( V ) A intergeracionalidade busca a interação entre as diversas gerações, as quais procuram criar uma dialogicidade em suas identidades.
( F ) A intergeracionalidade busca solucionar problemas relacionados à vivência das diferentes fases da vida.
( F ) A intergeracionalidade encontra-se empenhada em articular os conhecimentos que envolvem o cotidiano dos sujeitos.
21-A VI Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos, ocorrida no Brasil, contou com a participação de muitos grupos que se organizaram em encontros preparatórios para a sua culminância. Dentre estes grupos, quais os que se fizeram presentes?
I- Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos - ENEJAs. CORRETA
II- Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária - PRONERA. CORRETA
III- Encontro Regional de Jovens e Adultos - EREJAs. ERRADA
IV- Programa Nacional de Inclusão do Jovem - PROJOVEM. ERRADA
22-A Constituição de 1988 é considerada um marco na história do país por fechar-se à Ditadura e abrir-se à Democracia e conceder direitos aos cidadãos que antes lhes eram inexistentes. Assim, muitos foram os benefícios dados aos cidadãos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Garantir aos que não tiveram acesso à escola na idade própria a possibilidade de retomarem seus estudos.
( F ) Erradicação da pobreza é algo que está distante de seus objetivos, pois são claras as dificuldades econômicas do país.
( F ) Garantir somente aos jovens e adultos o acesso à escola para quem possuir a idade própria para frequentá-la.
( V ) Todos os cidadãos brasileiros possuem o direto à obrigatoriedade e à gratuidade na educação básica.
23-Há diversos pareceres e resoluções referentes à Educação de Jovens e Adultos que visam ao reingresso ou mesmo ingresso das pessoas que por algum motivo não conseguiram concluir seus estudos. Nesse contexto, são diversos os pareceres, resoluções e portarias que agregam à LDB e, por consequência, ampliam as oportunidades de formação por meio da EJA. Sobre esses pareceres e resoluções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000, estabelece as diretrizes curriculares nacionais para EJA.
( V ) A Portaria nº 77, de 16 de agosto de 2002, define o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA.
( V ) O Parecer CNE/CEB nº 11/2000, de 10 de maio de 2000, orienta as três as funções: reparadora, equalizadora e qualificadora.
( F ) A Resolução nº 77, de 16 de agosto de 2002, define o Exame Nacional de Certificação de Competências do Ensino Médio.
24-Dados do IBGE apontaram em 2013 que o Brasil atingiu 13 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais - número de pessoas que ultrapassa a população da cidade de São Paulo (11,8 milhões), representando 8,3% do total de habitantes do país. Embora abrigue 36 milhões de crianças no Ensino Fundamental, o quadro socioeducacional seletivo continua a reproduzir excluídos dos Ensinos Fundamental e Médio, mantendo adolescentes, jovens e adultos sem escolaridade obrigatória completa. Nesse aspecto, o Parecer CEB nº 11/2000 aponta como uma das funções da EJA a de propiciar a oportunidade do restabelecimento dessa trajetória. Trata-se esta de qual função?
( ) Supletiva.
( X ) Equalizadora.
( ) Reparadora.
( ) Assistencialista.
25-Através da Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967, criou-se o MOBRAL ? Movimento Brasileiro de Alfabetização. Este movimento tinha como público-alvo pessoas com idade entre 15 e 30 anos. Desta forma, qual era o objetivo deste movimento?
( X ) Objetivava a aquisição da leitura, escrita e cálculo.
( ) Possuía o objetivo de aprender a calcular.
( ) Possuía o objetivo de ter liberdade de expressar-se.
( ) Possuía o objetivo de construir uma visão crítica do sujeito.
26-O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) possui como objetivo promover a valorização dos cidadãos, auxiliando-os na superação do analfabetismo. Para este programa, existe determinado público-alvo. Qual seria este público?
( ) Crianças e jovens de 3 a 17 anos.
( ) Somente adultos e idosos.
( X ) Jovens, adultos e idosos.
( ) Jovens na faixa etária de 18 a 23 anos.
27-A Cooperação Sul-Sul reuniu os países de língua portuguesa do Sul com temas pautados na educação de jovens e adultos. Muitas temáticas foram discutidas, podemos apontar algumas delas. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Elaboração de propostas de erradicação do analfabetismo.
( V ) Resolução de questões em torno da formação dos formadores.
( V ) Formação inicial e continuada dos alfabetizadores.
( F ) Exclusão de parcerias com as universidades.
Resposta:
VVVF
Explicação: