Há dez importantes habilidades consideradas
inerentes ao gerente do projeto. Uma dessas
habilidades tem como característica a
"capacidade de coordenar as ações do
projeto".
Que habilidade é essa? Assinale a alternativa
correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Organização
Explicação:
1 - Organização
Gerenciar um projeto implica ter que controlar uma série de variáveis ao mesmo tempo. Demandam a sua atenção:
- O controle de evolução de escopo;
- A gestão de custos;
- A adequação da alocação de recursos;
- O atingimento de entregáveis parciais (os famosos milestones);
- A preparação para as próximas tarefas;
- A pós-produção.
Tudo isso sem esquecer, é claro, dos imprevistos.
Esses são exemplos de preocupações constantes de um gerente de projetos. Por isso, é necessário que um gerente de projetos tenha uma boa organização de tempo e uma excelente gestão de suas atividades para que desenvolver um trabalho com chances reais de sucesso na área.
Essa talvez seja um dos exemplos de habilidades e competências mais básica e a mais essencial. Mas, se você não tem essa habilidade não se preocupe. Não é difícil desenvolvê-la. Há ferramentas que auxiliam nisso.
2 - Liderança
Outra competência fundamental para o gestor é a liderança, afinal esse é o principal papel que deve exercer durante um projeto. Ela diz respeito à capacidade de um gerente inspirar respeito e confiança nos membros da equipe para que eles se sintam motivados a completar todas as tarefas necessárias para o sucesso do empreendimento.
3 - Boa comunicação
A comunicação foi identificada com uma das razões de sucesso ou fracasso de um projeto. Para se comunicar de forma límpida o gerente de projeto deve estar ciente da pluralidade, ou não, das partes interessadas. Tendo que levar em conta questões sociais, culturais, relacionamentos e o contexto geral do momento no qual o projeto está inserido.
4 – Negociação
A palavra “negociação” é praticamente sinônimo de gerência de projetos. Você, o tempo todo, tem de:
- Lidar com diferentes interesses;
- Buscar um acordo que seja satisfatório para ambas as partes;
- Convencer pessoas a fazer o que não querem;
- Pedir mais prazo ou recursos para determinada tarefa.
5 - Visão holística
Um gerente de projetos altamente competente dificilmente entregará resultados caso não tenha visão holística. Essa competência é intrínseca aos profissionais que levam em conta todos os aspectos relacionados à execução de um projeto e não somente alguma questão técnica fragmentada.
6 - Alocação de recursos
Conseguir alocar recursos escassos em múltiplos projetos ou iniciativas é uma habilidade fundamental para os gestores em mercados cada vez mais competitivos. Muitas empresas precisam executar diversos projetos ao mesmo tempo e, nesse cenário, a capacidade dos gestores de priorizar e controlar os recursos financeiros, materiais e humanos é fundamental para que as inciativas sejam realizadas de forma integral e sem prejuízos à estratégia da organização.
7 - Gestão de crises
O gerente de projetos deve sempre se antecipar à crise. Mapear os possíveis riscos nos quesitos mais importantes para o cliente é uma tarefa primordial.
Mesmo depois de identificar todos os riscos e prever possíveis momentos de gargalos ou de condições adversas para o prosseguimento do projeto, ainda assim, eles acontecerão. Nessa hora, vai ser exigido que o gerente de projetos consiga ter sobriedade o suficiente para contornar esses momentos difíceis e colocar tudo novamente nos trilhos.
8 - Objetividade
Tenha atitude diante do risco. Tenha confiança suficiente para tomar decisões, mesmo sem dispor de todas as informações. O bom gerente de projetos:
- Identifica os problemas;
- Propõe soluções;
- Age quando é necessário;
- Lidera a equipe rumo ao sucesso.
9 - Empatia
Entre os muitos recursos que um gerente de projetos administra, estão as pessoas. Seu projeto pode ter todas as ferramentas e sistemas de última geração à sua disposição, mas se você não tiver um time de confiança e bem alinhado, de nada adianta.
10 - Disciplina
Não tem como um gerente de projetos conseguir se organizar e nem tocar de maneira apropriada um projeto, se não for uma pessoa disciplinada.
Com muita coisa para fazer, muita gente para tratar e diversas tarefas para acompanhar, é preciso ser disciplinado. A disciplina é outra habilidade fundamental.
Essa é a habilidade de organização, é a capacidade de se organizar os recursos, ações e aptidões no trabalho em um projeto para se atingir o objetivo final.
Saber organizar as obrigações, entradas e saídas da empresa, bem como os gastos para conseguir cada vez mais otimizar os custos e despesas da entidade.
A administração envolve diversas habilidades do administrador, permitindo que ele consiga gerir bem os recursos, mas ele precisa ser capaz de organizar de fato, caso contrário pode levar a uma improdutividade enorme.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/6283048