ENEM, perguntado por stevenborges2827, 1 ano atrás

Há controvérsias sobre a origem do maracatu. Alguns acreditam que ele foi trazido em sua essência pelos portugueses em meados de 1700 e era manifestado em Recife por meio de danças com aspectos teatrais, nas cerimônias e festividades promovidas pela corte. Era realizado com o acompanhamento de instrumentos de percussão e seus dançarinos vestiam-se como personagens da realeza e bonecos chamados de "calungas", que representavam um agrado para as entidades religiosas. No caso das igrejas católicas, estes bonecos representavam uma homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Ifigênia, Santo Elesbão e Gaspar. Caso a festa fosse realizada em um terreiro, a homenagem era feita aos orixás. As origens do maracatu, praticado atualmente por diferentes grupos no país, confunde-se com as origens da História do Brasil e pode ser considerado uma consequência do a) sincretismo cultural. b) preconceito racial. c) monopólio comercial. d) etnocentrismo europeu. e) patriarcalismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

Letra a.

Nota-se que assim como a formação do território nacional, as origens do maracatu estão diretamente relacionadas com a grande sincronia e diversidade existente entre diferentes povos.

Isso porque a ocupação do território brasileiro está relacionada com a grande imigração que veio ao Brasil, envolvendo assim, elementos de Portugal, então país colonizador, indígenas nativos, além de povos oriundos do continente africano.

Perguntas interessantes