há concorrência e pressão para que se trabalhe sempre mais
e urgente
Soluções para a tarefa
Resposta:
O capitalismo é um sistema econômico que orienta a produção, o consumo e a organização política de grande parte do mundo, há um bom tempo. Também chamado de “economia de mercado”, o capitalismo tem entre seus principais objetivos a geração do lucro e a acumulação de riquezas por meio da propriedade privada dos meios de produção.
Os meios de produção podem ser máquinas, terras ou instalações industriais, por exemplo, e é por meio da exploração desses meios que os donos das propriedades privadas geram empregos e renda, a partir do esforço da mão-de-obra.
A palavra capital vem do latim capitaele e significa "cabeça", em referência às cabeças de gado, usadas como unidades de medida de riqueza no passado. Atualmente, o termo ainda é utilizado, mas agora para se referir às moedas e investimentos.
A base do capitalismo tem origem na teoria liberal, desenvolvida no século XVII, pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704). Para ele, a propriedade era um direito natural dos indivíduos, isto é, o direito a possuir bens foi concedido aos seres humanos pela própria natureza.
Já no século XVIII, a formulação do liberalismo foi amplificada pelo economista britânico Adam Smith (1723-1790). Para ele e os teóricos do liberalismo, o direito à propriedade privada era um direito fundamental dos seres humanos, que deveria ser conquistado através da força de trabalho.
Ainda dentro da lógica liberal, o lucro é apresentado como base para manter o interesse e o estímulo da produção contínua. O capital, por sua vez, é qualquer ativo capaz de gerar fluxo de rendimentos por meio de sua aplicação na produção. Enquanto o lucro é todo o capital que excede os custos e as despesas despendidas na produção.
Também intitulado de “capitalismo selvagem”, por estimular a corrida individual desenfreada sobre o coletivo, o capitalismo clássico pode ser bem compreendido pela famosa expressão “Laissez faire, laissez aller, laissez passer, lê monde va de lui même” (Deixe fazer, deixe ir, deixe passar, o mundo vai por si mesmo), uma das bases do liberalismo econômico, dita por Vincent de Gournay (1712-1759).
Ou seja, o eixo central da ideia capitalista, como modelo econômico, é que as pessoas têm o direito e a liberdade de reger e criar suas próprias regras, sendo, portanto, autônomas. Nesse sentido, cabe aos indivíduos decidirem o que melhor para si mesmos para prosperarem.
Explicação: