Há certos verbos que, nos tempos derivados do pretérito perfeito, costumam assumir formas muito diferentes das suas correspondentes na norma-padrão. Entre outros, podem-se citar: ter, ver, vir, pôr e seus derivados.
Assinale a alternativa em que as formas desses verbos estejam totalmente adequadas à variedade padrão do português atual.
A
Se você prever o que vai lhe acontecer, poderá levar vantagem a quem se opor aos seus argumentos.
B
Se o orador se antepusesse aos argumentos do adversário, não teria perdido o debate que o mantera fora da disputa.
C
Se o maestro não interviesse na partitura que lhe apresentaram, teria regido uma obra diferente daquela do autor que a compusera.
D
Quando obtivessem os dados comprovados, os pesquisadores desmentiriam os que proviram de fontes desautorizadas.
E
Circulou na internet o boato segundo o qual um doleiro prevera uma investigação que a polícia mantivera sob sigilo
jazzghost674:
ola ninos
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa em que as formas desses verbos estejam totalmente adequadas à variedade padrão do português atual é a letra: B) Se o orador se antepusesse aos argumentos do adversário, não teria perdido o debate que o manterá fora da disputa.
Considerando os tempos derivados do pretérito perfeito, é preciso considerar que alguns verbos podem apresentam a capacidade de possuir formas diversas às suas correspondentes no contexto da norma-padrão da escrita.
A oração: “Se o orador se antepusesse aos argumentos do adversário, não teria perdido o debate que o manterá fora da disputa” é um exemplo de utilização correta da variedade padrão do português que adotamos atualmente.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Espanhol,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás