Há bastante tempo as autoridades sanitárias já sabem que a prevenção aos males do cigarro, economiza dinheiro público, porque os gastos para tratamento de pacientes que desenvolvem problemas de saúde por conta do fumo é muito alto. Em uma das propagandas da campanha, é medido o nível de monóxido de carbono (CO) no pulmão de um garçom que trabalha em um estabelecimento no qual se pode fumar, antes do início do seu turno de trabalho e após o término. O resultado é que, na medida final, o garçom apresenta um nível de CO no pulmão 7 vezes maior que o inicial.
Sabendo que o CO se liga à hemoglobina de uma maneira bastante estável, uma das consequências que essa pessoa pode sofrer é:
A
aumento de doenças por diminuição das defesas imunológicas do organismo.
B
problemas com a coagulação do sangue, por interferência com as plaquetas.
C
cansaço por falta de energia.
D
aumento da produção de hemácias para compensar a utilização da hemoglobina.
VALENDO 20 PONTOS
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
Resposta:
Olá, na verdade essa questão admite duas alternativas a depender do raciocínio utilizado. Poderia ser tanto a C como a D.
Explicação:
C - Como o CO apresenta uma ligação muito estável com a hemoglobina (proteína, muito encontrada nas hemácias, responsável pelo transporte e troca de gases: oxigênio, dióxido de carbono...) isso pode prejudicar a entrega do oxigênio às células, de modo que comprometeria a respiração celular que tem o oxigênio como aceptor final da cadeia de elétrons, processo que promove a síntese aeróbica do ATP = energia, logo o efeito sistêmico/ clínico no indivíduo é o cansaço por diminuição da produção de ATP = energia.
D - Em consequência do que foi explicado acima, uma resposta de compensação poderá ser desencadeada no organismo do indivíduo. Portanto, a medula óssea, órgão onde ocorre a síntese dos elementos figurados do sangue (células sanguíneas) aumentaria a produção de glóbulos vermelhos (hemácias) que contém muita hemoglobina, a fim de dar conta da demanda de oxigênio que o corpo precisa, já que houve um déficit no transporte de (O2).
Espero ter contribído :)