Há autores que chamam a resenha de resumo crítico. Na verdade, não há um consenso teórico relativo a certos gêneros acadêmicos. De todo modo, ressaltamos que, no ensino superior, quando é solicitado ao aluno uma resenha, é esperado que ele exceda o resumo, com avaliações e ponderações pessoais sobre a obra resenhada. Em uma resenha crítica de um livro, por exemplo, devem aparecer os seguintes tópicos, desenvolvidos de forma dissertativa e descritiva: referência do livro nas normas da ABNT, resumo, descrição da estrutura física e discursiva do livro, avaliação pessoal do resenhista com aspectos positivos e negativos sobre a obra, biografia do autor, comparação com outro texto sobre o mesmo assunto. A partir dessa perspectiva, leia a resenha1, buscando esses requisitos. RESENHA 1– Obs. : este texto apresenta erros de níveis variados e foram mantidos. ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção. 8. Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009. (1) A presente obra traz a discussão dos elementos chave do processo de argumentação, utilizando a convenção e a persuasão como instrumentos importantes na capacidade de argumentar. Por conseguinte, a obra envolve o assunto relacionamento, como forma de compreender e interagir com o mundo do (s) interlocutor (es), pois, assim, se consegue, de forma efetiva, se alcançar o sucesso na habilidade de argumentar. (2) O livro A Arte de Argumentar está estruturado em seis grandes capítulos. O foco narrativo central é a primeira pessoa. Entretanto, em determinados momentos, o autor utiliza a terceira pessoa, sendo essa obra redigida em 139 páginas (3) O autor busca, na essência da obra, explicar a importância da arte de argumentar, mas que este processo esteja associado ao gerenciamento da relação, utilizando-se da razão e emoção, dependendo do meio em que os atores estejam inseridos. (4) Em seguida, ele explana que o processo de argumentar (gerência da informação) é alcançado através do convencimento (fazer com que o público, ou interlocutor, pense de forma ig
Soluções para a tarefa
Pela não comparação de Abreu com outros autores, podemos dizer que o autor não faz críticas negativas, apenas relatos sobre a obra.
Abreu realiza uma recomendação, não crítica
Visto a diferença entre a crítica e recomendação, o autor realiza o cabeçalho com a intenção de recomendar ao público alvo. Visto que autor desta resenha busca direcionar o público alvo, não criticar o autor da obra, o caráter de resenha, embora não seja consenso, tem maior força que um resumo crítico.
Dadas as diversas explicações, afirmações falsas, detalhes do texto (ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção) e questão que deixaremos a para o final deste resposta.
Para que se possa compreender o que vem a seguir, é necessário acessar aos links junto ao fim da questão.
"A resenha apresenta cabeçalho (...) um resumo que toma conta do texto (...) traz uma informação sobre suas intenções discursivas, ou seja, neste caso, o público-alvo da obra (...). Esta resenha não traz aspectos negativos, nem compara a obra de Abreu com a de outro autor sobre o mesmo tema, enfraquecendo a produção textual do resenhista.A única avaliação pessoal dele está no parágrafo 11."
Esta acima, resumida, é a única disposta entre as questões que tem verdade em suas afirmações, sendo ela a resposta correta.
Para podermos ver todas as opções da questão acima sobre resenha e resumo crítico, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/3634315
#SPJ4