“[…] Há algumas décadas, a pobreza no Brasil se concentrava no campo e em pequenas e médias cidades desprovidas de iniciativas empresarias. Atualmente, ela se concentra em grandes cidades, onde se acentuaram os contrastes sociais.” O texto apresenta uma das faces do processo de urbanização brasileiro. Que motivos contribuíram para a ampliação da pobreza nas grandes cidades?
Soluções para a tarefa
Resposta:
decorreu da industrialização e modernização do campo que acelerou a migração rural-urbana.
Explicação:
1-O campo brasileiro passou por inúmeras transformações ao decorrer do longo dos anos, primeiro com o esvaziamento devido as inúmeras oportunidades que foram encontradas nas grandes cidades e depois pela modernização do campo.
Cada vez mais máquinas passaram a ser utilizadas no campo e as agroindústrias começaram a chegar, fazendo com que o campo tenho um aspecto muito mais industrializado do que tínhamos no passado.
2- As desigualdades dos espaços brasileiros é um problema que tem relação com o processo de industrialização do país. Tem relação também com as adversidades climáticas constantes em algumas regiões.
O que falta nas cidades é um espaço igualitário e integrado socialmente, isso acontece por causa das disparidades sociais existentes na sociedade.
A região sudeste no Brasil teve um aumento considerável por causa da industrialização. A industrialização brasileira começou de forma desigual, privilegiando apenas algumas cidades. Por isso, varias pessoas de outras regiões buscavam emprego nas cidades industrializadas