História, perguntado por trielyveiga, 1 ano atrás

há alguma ligação entre o relato bíblico da conquista de canaã e o conflito entre palestinos e judeus na atualidade ? justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por lohanny22
8
Com certeza. Tudo começou com justamente aí. Os judeus consideram essa parte do mundo o lugar sagrado, afinal na Biblia fala que canaã era a terra prometida aos descendentes de Abraão, ou seja o povo de israel. Porém os descendentes de maomé, os muçulmanos, por conta de toda trajetoria do alcorão e de um templo considerado sagrado e outro fatores tbm tem em sua religiao compreendida entre o Mediterraneo e o rio Jordao um sinonimos de local sagrado. E ai começa toda a história: os Judeus criaram o Estado de Israel em 1948 ( após o Holocausto) e cada vez mais a palestina foi perdendo o território. Hoje ambos estão em conflito por que a Palestina não quer reconhecer o Estado de Israel e nem quer dividir as terras sagradas. Já Israel não quer os Palestinos criem um Estado e tao pouco querem dividir os territórios sagrados.
O interessante é que na biblia não há mais relatos sobre promessas sobre Israel e a terra prometida, pq todas as promessas que Deus fez desde Abraão  já se cumpriram a muito tempo. Acredito que o povo de israel ja havia perdido o direito da terra na epoca que descumpriram os acordos feitos com o Senhor(de que somente 
 continuariam na terra com a promessa q manteriam sua fidelidade ao Senhor),assim houve a invasão da Babilonia que destituíu o territorio das mão de israel.Mesmo assim Deus deixou o povo voltar a Terra, mas continuaram desobedecendo  e novamente foram destituídos dela quando o exercito romano tomou jerusalém. É importante salientar isso pq não há mais terra prometida, no meu ver, pq Israel quando descompriu o acordo com Deus duas vezes, perdeu o direito a ela, mas os Israelenses ainda insistem que a Terra é somente deles, não ligando muito para a realidade Palestina. ( o mesmo acontece na visão palestina, no qual não ligam para o que acontecerá com os Judeus) E ambos apelam para a violência.
Perguntas interessantes