Português, perguntado por Júliomarty18, 1 ano atrás

Há algo errado com a felicidade? Ideias para uma redação de 20 linhas, pf!!

Soluções para a tarefa

Respondido por Waade
3

Há vários questionamentos sobre a tão sonhada - e, em alguns casos, temida - felicidade. Digo que em alguns casos ela pode ser temida, porque algumas pessoas decididamente - conscientes ou não - sabotam a própria felicidade. Sabotam os caminhos que num conjunto amplo e diverso proporcionariam alegria e, consequentemente, momentos felizes.

Penso que para ser feliz - ou ter momentos felizes, alegrias ou uma vida interessante e aqui cada um pode dar o nome que melhor agradar - seja necessário primeiro compreender o que é a felicidade - não total ou em tempo integral, naturalmente, pois essa ideia é utópica. Se a busca for por essa felicidade plena e total, lamentavelmente não há como encontrá-la em nenhuma parte da existência humana. Mesmo porque a felicidade - ou qualquer conceituação que qualquer pessoa queira dar ao que traz alegrias e momentos agradáveis ao ser humano - só existe em parte e só existe também com o seu oposto, como quase tudo na vida.

É preciso conhecer o desprazer para se desfrutar o prazer. É preciso saber o que é a dor, para saber quando está tudo bem. É preciso conhecer o dia claro para saber o que é a noite. É sempre bom conhecer os dois - ou três ou vários lados - das situações para sabermos o que e qual a função ou o propósito de cada uma delas. É sempre recomendado conhecer algo e o seu oposto, pois na realidade, um sem o outro não há. Portanto quando compreendemos que a felicidade é constituída de vários momentos de alegria e de prazer entre os possíveis e, às vezes inevitáveis desprazeres, conseguimos melhor usufruí-la. Daí que ser feliz também é uma arte: a arte dos pequenos prazeres. Como diria Fernando Pessoa: "A felicidade surge de um desassossego da alma".

Como não poderia deixar de ser, numa perspectiva psicanalítica no que se refere à felicidade ou "a busca de", devemos entender a Psicanálise, em seu campo teórico, por um lado, como um instrumento de interpretação que viabiliza a diminuição do sofrimento humano, no entanto, por outro, de certa forma, muito descrente em relação à felicidade humana plena. O próprio Freud teria dito que a psicanálise até pode resolver os problemas da miséria neurótica, mas ela nada pode fazer contra as misérias da vida como ela é.

Uma relação entre psicanálise e felicidade seria mesmo possível? Resgatemos, então alguns conceitos: "O primeiro deles é o desejo. O desejo, tal como é entendido pela psicanálise, não é a mesma coisa que a necessidade. Enquanto a necessidade é um conceito biológico e implica uma tensão interna que impele o organismo numa determinada direção no sentido de busca de redução dessa tensão ou satisfação - exemplo: necessidade de fome, buscamos comida - o desejo, sendo de ordem puramente psíquica e subjetiva, é desnaturado e como tal pertence à ordem simbólica(...) O desejo não implica uma relação com objetos concretos."(R.Chemama). A relação com esses é, na maior parte das vezes, fantasiada.

Sabemos que as necessidades do ser humano são atravessadas pela linguagem, mensageira das demandas e a demanda é sempre demanda por outra coisa. O sujeito marcado pela falta, sempre estará em busca de algo, pressupondo necessariamente que o outro tenha esse algo a lhe oferecer: reconhecimento e amor. Então, a demanda é precisamente um pedido de amor ao outro e um desejo de ser reconhecido por ele, numa ilusão de preenchimento e plenitude. Nesse sentido, por ser absolutamente impossível essa plenitude - porque ninguém terá "esse tudo" o que o que outro quer, necessita ou deseja em sua totalidade - da demanda e do desejo surge outro registro da falta. Restando-lhe sempre essa insatisfação - como nos diz Freud – pode acontecer um ciclo interessante, ou seja, com o desejo nunca satisfeito em sua totalidade e com as demandas constantes, o desejo se vê obrigado a tentar encontrar um novo caminho, a realização.

Está bem completo, mas como citado precisa de apenas 20 linhas, escreve o que quiser, fique por seu critério :D.

Perguntas interessantes