Filosofia, perguntado por Vitaumn, 1 ano atrás

há algo em comum entre desconfiar dos conceitos dados e não aceitar as opiniões como certas e verdadeiras?

Soluções para a tarefa

Respondido por raijorgefelipe
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AYUME OLIVEIRA AV 2013
PROF. LUCIANA CANTON
ANÁLISE – Quanto Mais Quente Melhor , a partir dos conceitos de Henri Bergson. 

Este texto tem por objetivo analisar a construção cômica cinematográfica de Quanto Mais Quente Melhor (1959, Billy Wilder) a partir, especificamente, da cenaDamn. Nesta cena, Jerry (personagem travestida em Dafne) está deitado na cama, embriagado, ainda com maracás de mambo nas mãos e revela a seu parceiro Joe que recebeu nesta noite um pedido de casamento de um milionário. Neste texto, é pretendido aplicar os conceitos de Bergson de modo a revelar quais artifícios são utilizados, nesta cena, para haver comicidade. 

O livro: O Riso, de HenriBergson , descreve, logo em seu primeiro parágrafo, a comicidade como algo essencialmente humano, sendo o homem “o único animal que ri”, e constrói ao longo do livro uma relação entre a humanidade e o papel do riso. Para tanto suas primeiras páginas relacionam a comédia aos brinquedos da infância e descreve alguns deles como artifícios básicos de produção do riso e afirma: “A comédia é um brinquedo.Brinquedo que imita a vida. (...) Quase sempre ignoramos o que há de infantil nos sentimentos alegres” (BERGSON, Henri) 

O primeiro brinquedo citado na comparação é o boneco de mola, cujo mecanismo seria transformado num confronto de “um sentimento comprimido que se distende como uma mola, e uma ideia que se diverte em comprimir de novo o sentimento.”(BERGSON, Henri). A presença desteartifício está presente na cena escolhida e é evidente na insistência de Jerry em se casar com um milionário, convertido num “mecanismo de repetição montado pela ideia fixa” (BERGSON, Henri). Bergson argumenta: Imaginemos agora uma espécie de mola moral: certa ideia que se exprima e se reprima, uma vez mais se reprima, certo fluxo de falas que se arremesse, que se detenha e recomece sempre.”


Estemovimento de bate e volta, que converte o caráter humano em algo autômato, ocorre durante toda a cena. A discussão entre as duas personagens envolve a transposição de um acontecimento pessoal e sentimental, como o casamento, em algo puramente impessoal e objetivo. Bergson defende o automatismo como condição essencial para se atingir a comicidade. De modo que é preciso haver certo distanciamentoda vida, ou “anestesia sentimental”, em que os personagens sejam convertidos em “objetos”, ou que seus desejos sejam puramente objetivos, afastados da carga sentimental que estes carregam. O livro defende que a insensibilidade naturalmente acompanha o riso e que “o maior inimigo do riso é a emoção”.

A ideia de Jerry se mostra irredutível, apesar da tentativa constante de Joe em convencê-lo doabsurdo de se casar com um homem sem revelá-lo que a mulher que recebeu a proposta de casamento, é, na verdade, outro homem. O diáliogo se inicia com: 
JERRY 
(beaming) 
I'm engaged. 
JOE 
Congratulations. Who's the lucky girl? 
JERRY 
I am. 
Um outro ingrediente fundamental da criação do cômico é o disfarce: “Risível será, pois, a imagem que nossurgirá à ideia de uma sociedade que se disfarce.” (BERGSON, Henri).Todo o filme segue esse preceito a partir do disfarce dos dois homens trasvestidos em mulheres: em que o “automatismo, rigidez, hábito adquirido e conservado causam o riso”. No caso, na figura feminina tratada de forma caricata.
Além disso, as gags específicas dessa cena se utilizam exatamente do que há de mais superficial nocasamento: “Para uma cerimônia torna-se cômica, basta que nossa atenção se concentre no que ela tem de cerimonioso” (BERGSON, Henri). De modo que quando questionado por Joe a personagem Jerry se distrai completamente da questão humana envolvida na cerimônia da lua de mel e se concentra apenas a questão prática da escolha do destino. 
Jerry -- there's another problem. 
JERRY 
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