Há, ainda, outras interpretações sobre a trajetória dos sistemas de proteção social no âmbito mundial. Analisando esses sistemas a partir de suas abrangências e trajetórias, Esping-Andersen (1990) os categoriza em três grupos distintos: a) Modelo Social-Democrata: sistema composto por diversos serviços públicos e de transferências monetárias com um caráter altamente inclusivo e universalista. O resultado é a constituição de sociedades bastante igualitárias e garantidoras da cidadania plena. Neste caso, cita-se como exemplo os países escandinavos; b) Modelo Liberal: sistema assentado na lógica do trabalho onde se procura atender os indivíduos excluídos dos processos econômicos, razão pela qual as políticas assumem um caráter mais focalizado. Nesse caso, coexistem políticas de proteção social e índices importantes de desigualdades. Como exemplo desse modelo citam-se os casos dos Estados Unidos e dos países que compõem o Reino Unido; c) Modelo Conservador: modelo cujos valores estão fortemente atrelados às concepções religiosas e com um menor grau de comprometimento com a erradicação das desigualdades, uma vez que nesse sistema procura-se preservar determinados privilégios sociais. Como consequência, as políticas públicas são bastante limitadas e os benefícios financeiros dependentes de contribuições pessoais e orçamentos governamentais. Destacam-se nesse modelo os casos da Bélgica e Áustria, dentre outros. MATTEI, Lauro Francisco. Sistema de proteção social brasileiro enquanto instrumento de combate à pobreza. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 57-65, jan./abr. 2019. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir. I. O modelo conservador é pautado em um sistema de privilégios, em que há limitação das políticas que poderiam viabilizar um contexto menos desigual. II. O modelo liberal resulta na diminuição das disparidades sociais a partir da universalização dos bens e serviços por meio da socialização do capital. III. O modelo social-democrata implica em uma estrutura
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta: II e III
Explicação:
fabioferreirajfs:
Resposta: I, II e II . É somente ler com atenção e verá que elas estão invertidas em relação ao texto acima.
Respondido por
0
O modelo conservador se pauta em tradições e costumes, geralmente não há um foco no mercado em si, o mercado tende a ser mais liberal e permitir maior mobilidade social (II e III estão corretas).
O modelo liberal tem como objetivo a diminuição das disparidades sociais permitindo que os bens e serviços sejam universalizados e que sejam acessíveis de formas mais fáceis por toda a sociedade.
O modelo socialdemocrata une os dois lados, buscando manter as tradições e costumes e tentando sempre diminuir as desigualdades sociais na sociedade.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23376600
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás