Sociologia, perguntado por radioatividadeninja, 10 meses atrás

Há 150 anos, a primeira tentativa de união dos trabalhadores do mundo
            Não surpreende, portanto, que tenha nascido na Inglaterra, berço da Revolução Industrial, a tentativa pioneira de organização dos trabalhadores a nível mundial. No dia 28 de setembro de 1864, cerca de 2 mil pessoas se reuniram no salão do St. Martin’s Hall, em Londres, para assistir a um comício de dirigentes sindicais ingleses que contaria com a participação de um pequeno grupo de colegas franceses. Ali seria fundada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), modelo inspiração para as principais organizações operárias surgidas depois. A AIT teve vida curta, sendo esvaziada com a transferência de sua sede para Nova York em 1872 e dissolvida quatro anos depois, mas um século e meio após sua fundação ainda é capaz de provocar controvérsias, como as disputas entre comunistas e anarquistas.

A Revolução Industrial foi um fenômeno de grande importância para uma profunda reestruturação no mundo do trabalho e tem grandes implicações na atualidade. Com base na matéria de jornal apresentada, assinale a alternativa correta.

a) 

A associação de trabalhadores na Inglaterra contrariava as teses marxistas, que previam o início da luta dos trabalhadores em nações subdesenvolvidas. 

b) 

Ao debater a mobilização dos trabalhadores, o chamado “socialismo utópico” defendia uma revolução célere que aniquilasse a burguesia. 

c) 

A discórdia entre anarquistas e comunistas, citada no texto, se refere à manutenção da propriedade privada em uma sociedade sem Estado. 

d) 

No Brasil, a mobilização dos trabalhadores só se desenvolveu a partir do governo de Getúlio Vargas. 

e) 

Antes do século XIX, houve outras tentativas de organização operária na Inglaterra, entre as quais podemos destacar o “Ludismo”.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasborbag9
1

Resposta:

E

Explicação:

Perguntas interessantes