H ierarquia fam iliar em Atenas
"Comecemos examinando tudo em seus mí nimos elementos. As primeiras e mínimas partes possíveis de uma família são senhor e escravo, marido e mulher, pai e filhos. Temos, por isso, que considerar o que cada uma dessas relações é, e o que poderia ser. [...] a dominação do homem livre sobre o escravo, do homem sobre a mulher, do homem sobre o menino, são todas naturais, mas diferentes, porque, embora as partes da alma estejam presentes em todos os casos, a distribuição é outra. Assim, a faculdade de decisão, na alma, não está completamente presente num escravo; na mulher, é inoperante; numa criança, não desenvolvida. Devemos, portanto, concluir que as mesmas condições prevalecem em relação às virtudes éticas, isto é, todas elas participam da alma dos dominados, embora não na mesma extensão, mas apenas como deve ser exigido de cada um para sua função peculiar. O dirigente deve ter a virtude ética por inteiro, pois sua tarefa é liderar e a razão lidera. E os outros membros devem ter o montante apropriado a cada um. Assim, é evidenle que cada classe mencionada deve ter virtude ética. Também está claro que existe alguma variação nas virtudes éticas; o respeito próprio não é o mesmo num homem e numa mulher, assim como acontece com o senso de justiça e a coragem, como Sócrates julgava; a primeira é a coragem daquele que comanda, a outra, do servo; e ocorre o mesmo com as outras virtudes. [...] Melhores que aqueles que procuram definições generalistas são os que [...] enumeram as diferentes virtudes. Assim, o poeta Sófocles preferiu dizer que 'o silêncio é a glória de uma mulher', mas não do homem. Devemos sempre seguir com esse método, de avaliar a virtude de acordo com a função. Veja-se a criança: ainda não inteiramente desenvolvida, sua função é crescer; assim, não podemos falar de sua virtude como absoluta, mas apenas em relação ao progresso de seu desenvolvimento e a quem quer que seja o responsável por ela. Assim também quanto ao escravo e ao senhor; vimos que a função do primeiro é executar trabalhos inferiores; desse modo, a quantidade de virtude requerida não será muito grande, apenas o suficiente para garantir que ele não negligencie seus deveres com uma vida dissoluta ou por mera fraqueza. [...] são todos assuntos pertinentes à administra ção da família e toda família é parte do Estado; e a virtude da parte precisa ser examinada em relação à virtude do todo. Isso significa que as crianças e as mulheres devem ser educadas com um olho na constituição do Estado - ao menos se é verdadeiro dizer que faz diferença, para a excelência do Estado, que suas crianças e mulheres devam ser boas. E realmente isso faz diferença, pois as mulheres compõem metade da população livre adulta, e das crianças surgirão aqueles que virão a ser cidadãos e a participar da vida política"
1. Identifique o tipo de documento, seu autor, o lugar e a época em que foi produzido.
2. De acordo com o autor, quem fazia parte da família ateniense? Quais eram os atributos de cada um?
3. Para o autor do texto, qual é a importância da educação das mulheres e das crianças?
4. Explique, no contexto da cidade de Atenas, a afirmação “o silêncio é a glória de uma mulher, mas não do homem”.
Soluções para a tarefa
1. O documento parece ser uma espécie de análise da legislação, por algum magistrado da Grécia Antiga.
2. A família ateniense era formada por senhor e escravos, homem e mulher e homem e filhos. O primeiro tinha o poder de dominar todos os outros; o escravo de desenvolver trabalhos inferiores; as mulheres e crianças devem estar subordinadas ao homem e, ao mesmo tempo, ter contato com a constituição da cidade-estado.
3. Para o autor, a importância vem do fato de que mulheres e crianças compõem boa parte da população e os pequenos que eram do sexo masculino se tornariam cidadãos no futuro e deveriam entender destes assuntos.
4. Como as mulheres eram consideradas com intelecto inferior, elas não deveriam expressão suas opiniões em público. Já o homem, que era considerado aquele que comandava a sociedade, deveria expor o que pensava. Temos que lembrar que a cidadania e honra na Grécia Antiga estão calcadas na participação de decisões públicas em grandes assembleias. Daí a importância de se falar para o homem.
Bons estudos!
Resposta:
1) Documento escrito, Aristóteles, Atenas no século IV a.C.
2) A família ateniense era formada por senhor e escravo, marido e mulher, pai e filhos. O primeiro tinha o poder de dominar todos os outros, o escravo de desenvolver trabalhos inferiores, as mulheres e as crianças devem estar subordinadas ao homem e ao mesmo tempo, ter contato com a constituição da cidade no caso estado.
3) Para o autor, a importância vem do fato de que as mulheres compõem a metade da população livre adulta, e das crianças surgirão aqueles que virão a ser cidadãos e a partir da vida política.
4) Como as mulheres eram vistas, com o intelecto inferior ao do homem, elas não podiam expressar suas opiniões em público, já os homens, que em tidos como aqueles que comandavam a sociedade, poderiam expressar o que pensavam.