ENEM, perguntado por Viihhhh, 2 meses atrás

— Guerreiro branco, Iracema é filha do pajé, e guarda o segredo da jurema. O guerreiro que possuísse a virgem de Tupã morreria.
— E Iracema?
— Pois que tu morrias!...
Esta palavra foi sopro de tormenta. A cabeça do mancebo vergou e pendeu sobre o peito; mas logo se ergueu.
— Os guerreiros de meu sangue trazem a morte consigo, filha dos tabajaras. Não a temem para si, não a poupam para o inimigo. Mas nunca fora do combate eles deixarão aberto o camucim da virgem na taba de seu hóspede. A verdade falou pela boca de Iracema. O estrangeiro deve abandonar os campos dos tabajaras.
— Deve, respondeu a virgem como um eco.
Depois sua voz suspirou:
— O mel dos lábios de Iracema é como o favo que a abelha fabrica no tronco da guabiroba: tem na doçura o veneno. A virgem dos olhos azuis e dos cabelos do sol guarda para seu guerreiro na taba dos brancos o mel da açucena.




Iracema é um dos grandes marcos da literatura romântica, sendo subclassificado como romance indianista. Tendo em vista, a leitura do excerto apresentado e as discussões históricas e estéticas sobre esse gênero da prosa romântica, avalie as afirmações a seguir considerando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.


I. A virgindade e a pureza de Iracema são marcas também recorrentes nas outras heroínas românticas, o que ecoa os traços moralistas presentes na produção literária de José de Alencar.
II. Embora em forma de prosa, o texto de Iracema revela-se profundamente lírico, valendo-se sobretudo de alusões à natureza para reforçar o tom poético, sendo classificado como prosa poética.
III. A construção física de Iracema revela um dos aspectos do complexo colonial presente na literatura romântica: a aproximação com o perfil europeu e o distanciamento étnico dos povos nativos.
IV. Iracema emula o mito do bom selvagem: um ser bom e puro, mas que acaba corrompido ao ter contato com o homem branco, o qual é sempre retratado como mau e mesquinho.


As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente

Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, V.

Alternativa 2:
V, V, V, F.

Alternativa 3:
F, V, V, F.

Alternativa 4:
F, F, V, V.

Alternativa 5:
V, F, V, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por mafealvim
1

Resposta:

I - V, II - V, III - F, IV - V

Explicação:

III - Iracema - a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asas da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era mais doce que seu sorriso, nem a baunilha rescindia no bosque como se hálito perfumado.

IV - o “bom selvagem” emulado pela figura do índio emerge como representação daquele que preservava sua condição de pureza e bondade, ao contrário do homem civilizado, que é vil e corrupto. A escolha do índio como o representante da pátria dá-se dentro do espírito ufanista, que toma conta dos autores românticos por causa da, então, recente independência conquistada, posto que, nesse momento, pairava na sociedade um forte desejo de ser livre de Portugal em todos os sentidos, logo, nossos heróis só poderiam ser aqueles genuinamente brasileiros. (p.99)

Respondido por martinkoliveira
0

Sobre Iracema e o gênero da prosa romântica, está correta a Alternativa 1: V, V, F, V.

Análise das afirmações sobre Iracema e a prosa romântica:

  • I - A primeira é VERDADEIRA, dado que traços moralistas como virgindade e pureza estão presentes na obre de José de Alencar.

  • II - A segunda é VERDADEIRA, uma vez que o texto é lírico, demonstrando alusões à natureza com o objetivo de reforçar a poesia.

  • III - A terceira é FALSA, porque Iracema representa a aproximação do perfil dos povos nativos e o distanciamento do perfil europeu.

  • IV - A quarta é VERDADEIRA, já que Iracema representa o mito do "bom selvagem", que seria constituído de bondade e pureza, mas ela seria corrompida pelo homem branco, que seria dotado de maldade.

Veja mais sobre Iracema:

https://brainly.com.br/tarefa/9368388

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes