'' Guerra improvável,paz impossivel.''
Em que esta frase de Raymond Aron ilustra as relações americano-soviéticas de 1945 a 1989?
Soluções para a tarefa
Trata-se do período conhecido como "Guerra Fria", no qual os Estados Unidos e a ex- União Soviética disputavam o domínio de países e do próprio sistema financeiro mundial, competindo pelo capitalismo e pelo socialismo.
Nesse sentido, uma guerra levaria a uma destruição sem precedentes, que, provavelmente, acabaria ou causaria grandes danos a ambos os países, bem como ao resto do mundo.
Assim, eles não lutaram diretamente um contra o outro, mas buscavam comprar e desenvolver armas, especialmente as nucleares, tornando uma potencial guerra extremamente danosa à população e à soberania de cada um deles.
Ao mesmo tempo que uma guerra entre eles seria improvável, a disputa por recursos, campos de influência , dentre outros fatores, tornava a paz quase impossível.
O fim desse período ocorreu com a queda do muro de Berlim, sendo completado pelo fim da ex-União soviética através de sua separação em vários países independentes, dentre eles a Rússia.
Bons estudos!
A frase ilustra o "espírito" da Guerra Fria, que colocava como rivais ideológicos os Estados Unidos e a União Soviética.
A guerra era improvável pois as duas potências contavam com um amplo arsenal de armas nucleares, além de contar com os dois exércitos, marinhas e aeronáuticas mais poderosos do mundo, de modo que uma guerra direta entre ambos destruiria completamente a ambos.
A paz era impossível, contudo, pois os dois sistemas precisavam, para funcionar plenamente, da hegemonia global completa, de modo que os socialistas e capitalistas jamais poriam fim à Guerra Fria enquanto a hegemonia clara de um dos dois lados não fosse inevitavelmente estabelecida.
Mais sobre os conflitos indiretos, comuns no período, em;
https://brainly.com.br/tarefa/9912147