Guerra fiscal tira 8,5 mil postos de trabalho doParanáA agressividade dos incentivos concedidos pelosestados do Amazonas, de Santa Catarina e da Bahiaenfraquece setores da economia paranaense. Madeireiras,confecções e fábricas de plástico são as mais atingidaspela disputa. Os programas incluem desconto de até 90%do ICMS por 15 anos, desconto no pagamento do impostode renda das empresas e doação de terrenos e infraestrutura; além disso, a mão-de-obra da região, em geral,é mais barata. Somente o setor plástico contabiliza 15empresas locais que preferiram transferir investimentos,segundo o presidente do Sindicato da Indústria Plástica."Essas empresas gerariam, para o estado, cerca de 6 milempregos", disse o presidente.Gazeta do Povo. Paraná, 8/9/2008 (com adaptações).A partir das informações acima e com base no conceito deprodução do espaço geográfico, conclui-se que a expansãodo meio técnico-científico-informacionalA apresenta-se como solução para as constantesdisputas tributárias no cenário nacional.B destaca-se nos setores da economia tradicional, poismantém as diretrizes da sociedade local e regional.C caracteriza-se pelo aspecto social, visto que procurapreservar os saberes tradicionais.D é seletiva, com reforço de algumas regiões eenfraquecimento relativo de outras.E é ordenada e reforça os setores da economia demaneira equilibrada e dinâmica.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A resposta correta é a letra D)
O processo de guerra fiscal pode ser considerado como um litígio que acontece entre várias unidades de uma mesma federação, pois elas tendem a consistir na concessão, de forma unilateral, dos vários benefícios fiscais.
Pode-se afirmar também que a guerra fiscal é uma ação que viabiliza a tributação de uma instituição e também da administração de tributos os quais são capazes de gravar toda a economia.
Uma desvantagem desse processo é que o estado não consegue arrecadar recursos volumosos.
Bons estudos!
Respondido por
0
Resposta Correta:
D - é seletiva, com reforço de algumas regiões e enfraquecimento relativo de outras.
Explicação: corrigida pelo DNM
Perguntas interessantes