História, perguntado por wegevassu3119, 9 meses atrás

Guerra Fira Marcar X 1) Como característica da Guerra Fria podemos apontar: * a) a divisão das influências político-militar-econômica entre os EUA e a URSS; a expansão do comunismo por todos os continentes; a diminuição do arsenal nuclear das grandes potências; b) a divisão da Alemanha em Oriental, sob o controle dos EUA e a Ocidental, sob o controle da URSS; a realização de guerras influenciadas por EUA e a URSS; c) disputa espacial e de desenvolvimento tecnológico entre EUA e URSS; crescimento do bloco sobre influencia soviética; revoluções comunistas na China e em Cuba; d) participação do Brasil nos anos 60 do Bloco Comunista, através do governo de João Goulart, líder comunista brasileiro; abertura política dos EUA às políticas comunistas em seu território; redução da fabricação de armas nucleares; e) A construção do Muro de Berlim que dividiu a Alemanha em Ocidental e Oriental; a implantação do Regime Militar no Brasil em 1964, com a justificativa de um possível avanço comunista no Brasil; o aumento da influência política e econômica dos EUA na América Latina, apoiando governos militares democráticos. 2) Durante a Guerra Fria aconteceram vários conflitos pelo mundo. Entre eles podemos citar: * a) Guerra do Vietnã; Guerra do Golfo; Guerra da Síria; b) Primavera Árabe; c) 1ª Guerra Mundial; d) Guerra do Vietnã; Revolução Cubana e Chinesa; e) Revolução dos Cravos em Portugal.

Soluções para a tarefa

Respondido por DrGabrielUr
0

Resposta:

1) A,D e E

2) A, C, D

A Guerra Fria foi iniciada logo após a Segunda Guerra Mundial, conflito que aconteceu entre 1939 e 1945. Ao final desse conflito, EUA e URSS saíram como as duas grandes potências mundiais e essa situação contribuiu para o surgimento de um cenário de polarização. O início da rivalidade entre americanos e soviéticos no pós-guerra é debatido pelos historiadores.

Considera-se que a Guerra Fria iniciou-se por meio de um discurso realizado por Harry Truman, no Congresso americano, em 1947. Nesse discurso, o presidente americano solicitava verba para combater o avanço do comunismo na Europa e alegava que era papel do governo americano combater o avanço da influência soviética.

Com isso, iniciou-se a Doutrina Truman, ideologia que englobou as medidas realizadas pelo governo americano para conter o avanço do comunismo na Europa. Uma das etapas dessa doutrina foi o Plano Marshall, o plano de recuperação da Europa destruída pela guerra. O objetivo desse plano era aumentar a influência americana na Europa, e os soviéticos percebendo isso proibiram os países de seu bloco a aderirem ao Plano Marshall.

O discurso praticado pela Doutrina Truman utilizava de um discurso alarmista que colocava o governo soviético como um governo expansionista. O governo americano, no entanto, sabia que a postura dos soviéticos era uma postura defensiva, porque o país estava destruído pela guerra e buscava garantir seus interesses apenas na sua zona de influência.

Além disso, outro ponto importante é que as dificuldades econômicas que os países europeus enfrentariam no pós-guerra poderiam abrir espaço para o avanço do comunismo e isso preocupava os americanos. Assim, os americanos desenvolveram um discurso maniqueísta, que foi responsável por polarizar a relação entre as duas nações.

Os soviéticos, que, a princípio, interessavam-se apenas em garantir o controle sobre sua zona de influência, acabaram incorporando o discurso maniqueísta, o que concretizou a polarização que marcou a Guerra Fria.

Acontecimentos mais importantes da Guerra Fria

  • A tensão gerada pela Guerra Fria repercutiu de inúmeras maneiras no mundo ao longo da história humana. Destacaremos algumas informações desses acontecimentos abaixo:

  • Revolução Chinesa
  • Guerra da Coreia
  • Crise dos Mísseis em Cuba
  • Guerra do Vietnã
  • Guerra do Afeganistão de 1979

wegevassu3119: no google classroom da para marcar 1 alternativa o x
Perguntas interessantes