História, perguntado por lrafaella960, 5 meses atrás

guerra dos mascates grupos sociais envolvidos

Soluções para a tarefa

Respondido por ricardoffbenedicto
0

Resposta:

A Guerra dos Mascates foi um conflito que envolveu os fazendeiros de Olinda e os comerciantes de Recife entre os anos de 1710 e 1711.

Explicação:

Para entendermos melhor sobre este conflito, é muito importante compreendermos as causas do mesmo.

Quais foram as causas da Guerra dos Mascates?

  • Crise do açúcar: em decorrência da guerra entre colonos de Pernambuco e holandeses no ano de 1654, as plantações de cana-de-açúcar foram destruídas e isto atingiu em cheio os fazendeiros.
  • Empréstimos: como os fazendeiros de Olinda se endividaram muito, foi necessário pedirem empréstimo aos comerciantes de Recife para que pudessem investir em sua agricultura novamente.
  • Aumento de impostos: mesmo com esses empréstimos, Olinda não conseguiu se reerguer e viu-se obrigada a aumentar seus impostos, o que afetou a própria Olinda, mas também Recife.
  • Reação de Recife: como resposta, Recife conseguiu sua elevação à condição de vila, condição esta que passou a lhe dar autonomia sobre Olinda.
  • Necessidade de fronteira: como os fazendeiros de Olinda passaram a ter receio que esta medida acima motivasse os comerciantes de Recife a cobrarem os empréstimos concedidos, ficou clara a necessidade do estabelecimento de uma fronteira bem definida entre as duas cidades, fronteira esta que viria ser a causa principal da Guerra dos Mascates.

Desta forma, a escalada de acontecimentos entre os comerciantes de  Recife e os fazendeiros de Olinda tiveram como desfecho final a guerra.

Para aprender mais sobre a Guerra dos Mascates, clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/47560439

Perguntas interessantes