"guerra dos farrapos" resumo ( por que aconteceu;os objetivos;quem comanodou;de quem foi a luta;como foi o fim da guerra;é verdade que ela durou 10 anos?qual foram as consequências)
Soluções para a tarefa
Também conhecida como Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
Causas:
- Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;
- Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;
- Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época;
- Os farroupilhas eram contários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.
Os desdobramentos do conflito
- Em setembro de 1835, os revolucionários, comandados por Bento Gonçalves, tomaram a cidade de Porto Alegre, forçando a retirada das tropas imperiais da região.
- Prisão do líder Bento Gonçalves em 1835. A lidernça do movimento passa para as mãos de Antônio de Souza Neto.
- Em 1836, os farroupilhas obtem várias vitórias diante das forças imperiais.- Em 11 de setembro de 1836 é proclamada, pelos revoltosos, a República Rio-Grandense. Mesmo na prisão, os farroupilhas declaram Bento Gonçalves presidente.
- No ano de 1837, após fugir da prisão, Bento Gonçalves assume de fato a presidência da recém-criada República Rio-Grandense.
- Em 24 de julho de 1839, os farroupilhas proclamam a República Juliana, na região do atual estado de Santa Catarina.
O fim do movimento
- Em 1842, o governo imperial nomeou Duque de Caxias (Luiz Alves de Lima e Silva) para comandar uma ação com objetivo de finalizar o conflito separatista no sul do Brasil.
- Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou. A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro.
A Guerra dos Farrapos ocorreu entre 1835 e 1845. As elites da província do Rio Grande do Sul se revoltaram contra a taxação do charque e contra a escolha do presidente da província. O principal líder foi Bento Gonçalves. Os farrapos foram derrotados pelas forças pelo exército e fizeram um acordo com Duque de Caxias, proposto pela monarquia.
Guerra dos Farrapos
Também estavam descontentes com a política de centralização no período regencial. O conflito durou 10 anos, e durante esse período na ausência de acordo com o governo, adotaram uma pauta separatista da região. Em 1836 declararam a separação do território, mas o movimento não contou com apoio da população.
Por ser um movimento das elites, a abolição da escravidão não era pauta. Além disso, muitos donos de escravos mandaram seus escravos lutarem nessa guerra.
O governo acabou atendendo demandas dos farroupilhas após a assinatura da rendição. A anistia dos revoltosos, imposição de taxa ao charque estrangeiro e incorporação ao exército imperial dos combatentes farroupilhas. Foi prometida a permissão de que os farroupilhas escolhessem seu presidente de província, porém isso não foi cumprido.
Leia mais sobre a Guerra dos Farrapos: https://brainly.com.br/tarefa/1305220
#SPJ2