Guerra das pedras foi uma manifestação palestina denominada de Intifada contra a dominação e o reconhecimento do território israelense. Explique o conflito entre judeus e palestinos correlacionando os termos: Diáspora, Sionismo, OLP e Intifada ao contexto.
Soluções para a tarefa
Resposta:Guerra das pedras foi uma manifestação palestina denominada de Intifada contra a dominação e o reconhecimento do território israelense.
Um dos conflitos que mais geram tensões e preocupações em todo o mundo é o que envolve judeus e muçulmanos no território de enclave entre Israel e Palestina. Uma grande quantidade de judeus, a partir da segunda metade do século XIX, migrou em massa em direção aos territórios da Palestina, então habitados por cerca de 500 mil árabes. Essa região é reivindicada pelos judeus por ter sido ocupada por eles até a sua expulsão pelo Império Romano, no século III d. No ano seguinte, no entanto, Israel não aceitou o tratado e declarou independência na região, dando início ao processo de ocupação da Palestina.
Com a reação dos países árabes circundantes, que eram contrários à criação do Estado de Israel, teve início a Guerra dos Seis Dias em 1967. Mesmo com a resolução posterior da ONU em que Israel deveria devolver tais territórios, estes continuaram sob domínio israelense por um bom tempo.
Explicação:
Resposta:
Guerra das pedras foi uma manifestação palestina denominada de Intifada* contra a dominação e o reconhecimento do território israelense.
A população Judaica após a diáspora* retorna para a região da palestina, retorno à Sião através do movimento Sionista*.
As nações árabes, em contrapartida à criação de um estado judeu, alimentam até os dias de hoje suas discordâncias sobre a partilha da Palestina e se opõem às fronteiras de Israel. Várias ações como a criação da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) surgiram para defender a criação do Estado Palestino
Nota:
Diáspora: O termo define o deslocamento, normalmente forçado ou incentivado, de muitas grandes massas populacionais originárias de uma zona determinada para várias áreas de acolhimento distintas
Sionismo: movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel.
Intifada: é o termo que representa a insurreição dos palestinos contra os abusos promovidos pelos israelenses. Originalmente, a palavra árabe “intifada” tem um significado geral de revolta.